• Matéria: História
  • Autor: faellsilva89
  • Perguntado 7 anos atrás

Quais foram as politicas adotadas no segundo mandato de Getúlio Vargas??

Respostas

respondido por: gifoz23
1

Resposta:

O segundo governo de Getúlio Vargas estendeu-se de 1951 até 1954, ano de sua morte. Foi caracterizado por uma política econômica que priorizou o nacional-desenvolvimentismo. ... O término do segundo governo ocorreu de maneira trágica, com o suicídio do presidente em 24 de agosto de 1954.

O debate político durante o segundo governo de Getúlio Vargas concentrou-se, principalmente, na questão do desenvolvimento econômico do Brasil. Esse debate gerou uma divisão muito clara nos quadros políticos brasileiros entre aqueles que defendiam o desenvolvimento de uma forma mais nacionalista e aqueles que defendiam o desenvolvimento do Brasil sob a influência do capital internacional.

Essa divisão manifestou-se, sobretudo, na exploração de recursos considerados vitais para o desenvolvimento da economia do país na época: o petróleo e a energia elétrica. Durante seu governo, Vargas desenvolveu a Campanha do Petróleo, que defendia a exploração desse recurso a partir do monopólio estatal.

A Campanha do Petróleo mobilizou diferentes grupos da sociedade brasileira que defendiam que a exploração do petróleo era uma questão de soberania nacional. Sob o lema de “O petróleo é nosso”, a campanha do governo pela criação de uma empresa estatal para exploração do petróleo deu resultado e, assim, em 1953, nasceu a Petrobras.

A campanha pela criação de uma companhia estatal que realizasse a produção de energia elétrica não teve o mesmo sucesso, e a criação da Eletrobras só aconteceu em 1962. De qualquer forma, o governo de Getúlio teve sucesso em criar uma estrutura com o objetivo de aumentar a produção de energia no país.

No entanto, o projeto nacionalista que propunha maior intervenção do Estado como regulador da economia desagradou a grupos internos que não viam com bons olhos a intervenção estatal e grupos internos que tinham interesses econômicos alinhados com o capital internacional. A respeito disso, as historiadoras Lilia Schwarcz e Heloisa Starling afirmam:

Explicação:

Perguntas similares