TEXTO I
Diante desse contexto, Kennedy enviou ao Brasil, no final de fevereiro de 1961, o chefe da força-tarefa da Aliança para o Progresso, Adolf Berle. Berle recebeu a rara autoridade de oferecer a Quadros um empréstimo de US$ 100 milhões do Eximbank sem qualquer contrapartida econômica, como símbolo de confiança da administração norte-americana.
LOUREIRO, Felipe Pereira. Dois pesos, duas medidas: os acordos financeiros de maio de 1961 entre Brasil e Estados Unidos durante os governos Jânio
Quadros e João Goulart (1961-1962). Econ. Soc., Campinas, v. 22, n. 2, p. 551. Disponível em:
. Acesso em: 30 jul. 2019.
TEXTO II
O texto e a fotografia acima retratados caracterizam a postura internacional adotada por Jânio Quadros no contexto de Guerra Fria, marcada pelo(a)
A
política de alinhamento nacional junto aos Estados Unidos, na Aliança para o Progresso.
B
aproximação do governo brasileiro com o bloco soviético, no Pacto de Varsóvia.
C
política de neutralidade incorporada através da Política Externa Independente.
D
falta de políticas diplomáticas com os blocos soviético e capitalista.
E
dúvida da administração governamental com relação ao seu alinhamento ideológico.
Gostaria de tirar uma dúvida?
Tire sua dúvida
Material de apoio:
Caminho das Pedras
Anexos:
Respostas
respondido por:
5
A respostar correta é a alternativa C.
A Política Externa Independente (PEI) foi adotada pelo governo brasileiro durante a Guerra Fria, e buscava dar autonomia ao país frente dois blocos econômicos existentes na época: Capitalistas (liderados pelos Estados Unidos) e Comunistas (liderados pela União Soviética), que disputavam zonas de influência econômica entre os países que não eram membros de nenhum dos dois blocos.
A PEI garantia ao Brasil poder de barganha com os dois blocos. Dessa forma, o Brasil manteve aberto o diálogo com os Estados Unidos, e também iniciou uma série de medidas de aproximação com Cuba, China e União Soviética.
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás