Leia um trecho do telegrama do então Embaixador dos EUA no Brasil, Lincoln Gordon, enviado para Washington (DC), em 27 de março de 1964:
Nós estamos tomando medidas complementares com os patrocínios disponíveis, visando colaborar com o fortalecimento das forças de resistência. Elas incluem suporte sigiloso para comícios pró-democracia (a próxima grande manifestação será no dia 2 de abril no Rio, e outras estão sendo programadas), discreta referência ao fato de o USG [United States Government] estar profundamente interessado nos eventos, e encorajamento [do] sentimento democrático e anticomunista no Congresso, nas Forças Armadas, nos grupos de estudantes e líderes sindicais simpáticos à política norte-americana, na Igreja e no mundo dos negócios. Num futuro próximo, poderemos requisitar modestos fundos suplementares para outros programas sigilosos de ação.
GREEN, James N.; JONES, Abigail. Reinventando a história: Lincoln Gordon e as suas múltiplas versões de 1964. Rev. Bras. Hist., São Paulo
, v. 29, n. 57, p. 68, 2009. Disponível em:
01882009000100003&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 30 jul. 2019.
O fragmento acima explicitado serve de exemplo para demonstrar
A
as práticas estadunidenses de não interferência no cenário brasileiro.
B
o apoio dos EUA à manutenção do governo de João Goulart.
C
a tentativa do governo dos Estados Unidos de se afastar da política brasileira.
D
a constante interferência, direta e indireta, dos EUA nos rumos da política nacional.
E
a incapacidade de atuação estadunidense frente à conjuntura política nas Américas.
Gostaria de tirar uma dúvida?
Tire sua dúvida
Material de apoio:
Caminho das Pedras
Respostas
respondido por:
5
É correta a alternativa D.
O que vemos neste telegrama é uma tentativa clara do governo dos Estados Unidos de interferir nos rumos da política brasileira no contexto da Guerra Fria, buscando reforçar um sentimento político específico (anticomunista) e reforçar a posição de grupos sociais (religiosos e os militares) favoráveis ao modelo político-econômico dos Estados Unidos (capitalismo).
Este telegrama é apensa um exemplo das muitas ações que fizeram parte da Operação Condor, operação geral da CIA na América do Sul que fortaleceu ditaduras militares para combater o "avanço do comunismo".
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás