A contracultura foi um movimento de contestação social que questionava os valores centrais vigentes e instituídos na cultura ocidental. Iniciado em meados dos anos 1950, o movimento da contracultura teve seu auge nos anos 60, usufruindo dos meios de comunicação de massa da época para seu fomento. Além disso, o ideário da contracultura influenciou as artes e a estética ocidental. Com ideais libertários o movimento da contracultura teve seus desdobramentos como uma cultura underground, cultura alternativa ou cultura marginal. Texto teórico (p. 4). Assinale a alternativa correta:
Respostas
Resposta:
Movimento de contracultura anexado a revolução sexual era considerado como uma cultura vaginal por que ia contra os padrões da sociedade, pregavam amor não guerra fazendo vista grossa a guerra do Vietnã que matou milhares de pessoas.
eles não queriam ser superiores o acabar com a família tradicional queriam apenas igualdade e direitos iguais.
Resposta:
É correta a alternativa D.
Explicação:
I é verdadeira, pois a contracultura é um movimento moderno que surge com Beatniks e atinge o "ápice" com o movimento Hippie nos anos 1960, que se torna "mainstream" na cultura estadunidense com as críticas à Guerra do Vietnã.
II também é verdadeira, pois estes movimentos eram, geralmente, adeptos de uma perspectiva "libertária", contra aquilo que consideravam como "opressivo" nos sistemas sociais nos quais os proponentes destas manifestações artísticas se incluíam, como a moral sexual e o culto acrítico ao patriotismo.
As duas afirmações são verdadeiras e II apresenta uma continuação daquilo que foi apresentado em I, mas não serve como sua justificativa (não há relação de causa e efeito, nem negativa e nem positiva) entre as proposições.