Respostas
Resposta:
Para haver combustão é necessário misturar combustível com o comburente, normalmente ar, e queimar a mistura.
A combustão pode ocorrer de dois modos; com chama e sem chama. Por sua vez, a combustão com chama pode ser classificada em pré-misturada ou difusa.
A combustão com chama se caracteriza por se concentrar em uma região no espaço que pode se propagar, ou não.
De um lado dessa fronteira existem os gases quentes resultantes da combustão e de outro existem apenas os gases não queimados. Exemplos deste tipo de combustão são a lamparina e a queima no cilindro de motores de combustão interna com vela de ignição.
A combustão sem chama ocorre quando o processo de combustão ocorre simultaneamente em diversos pontos da mistura combustível comburente. Neste caso, não existe uma região definida que possa ser denominada de chama e o processo é volumétrico. Exemplos deste tipo de combustão são o motor diesel e a detonação em motores motores de combustão interna com vela de ignição, mais conhecida como "bater pino".
Na combustão com chama pré-misturada, o combustível e o comburente são pré-misturados a nível molecular antes de qualquer reação química começar. Exemplo típico deste tipo de combustão é o motor de combustão interna com vela de ignição.