Respostas
Resposta:
Em 1640 chegou ao fim a União Ibérica, graças ao movimento que ficou conhecido como Restauração (recuperação). Este movimento significou o retorno da autonomia política de Portugal, agora sob a dinastia dos Bragança, sendo seu primeiro rei D. João IV. A aliança entre os portugueses e a República das Províncias Unidas, sua aliada na luta pela independência contra a Espanha, propiciou uma trégua aos combates, o que foi muito bom para os negócios holandeses na Colônia.
A União Ibérica foi o período em que os países da península Ibérica (Portugal e Espanha) ficaram sob o domínio da coroa espanhola que uniu os dois territórios em um só no ano de 1580, por causa da morte de Dom Sebastião, essa união dura até o ano de 1640, em que ocorre o Golpe de Restauração que devolve a autonomia de Portugal.
O Sebastianismo:
Em 1578, o rei de Portugal, morreu na Batalha de Alcácer Quibir no Marrocos, Dom Sebastião morreu jovem sem deixar herdeiros, o que facilitou para a coroa espanhola tomar o reino português.
Com isso, o Tratado de Tordesilhas deixa de fazer sentido, uma vez que todos os territórios de Portugal e Espanha, passam a ser um só, após o golpe de restauração os limites entre os dois países não são respeitados levando a disputas entre os países.
Leia mais sobre a União Ibérica em: https://brainly.com.br/tarefa/34578080
#SPJ2