Respostas
respondido por:
0
Resposta:
Antigamente nos tínhamos as pilhas comuns, hoje nós temos as pilhas alcalinas. As alcalinas seguem o mesmo princípio das pilhas comuns, mas usam como pasta úmida, o hidróxido de potássio.
Essa substância realiza a transferência de elétrons com mais facilidade, armazenando uma maior quantidade de energia e consequentemente por um tempo maior do que em pilhas comuns.
Quando se fala em baterias nos dias atuais os modelos mais famosos são:
- Baterias de Ion-Lítio: também conhecida como Li-Ion, é um tipo de bateria recarregável que consegue armazenar o dobro de energia de uma bateria de hidreto metálico de níquel (ou NiMH), e três vezes mais que uma bateria de Níquel Cádmio (NiCd). Uma das grandes vantagens desse tipo de bateria é a ausência de “efeito memória”, ou seja, você não precisa esperar que a bateria esteja totalmente descarregada para efetuar uma nova recarga. A bateria de Ion-Lítio suporta centenas de ciclos de carga/descarga.
- Baterias de Íon-Polímero: também conhecida como Li-Po, é bastante utilizada em drones, aeromodelos e alguns celulares. Apesar de também ter o lítio como elemento base, as baterias de Li-Po são menores e mais flexíveis que as outras baterias de lítio. A desvantagem delas para as baterias de Li-Ion é o seu custo, que não vale a pena para algumas aplicações.
- Baterias de chumbo-ácido: geralmente usadas em automóveis, são formadas internamente por 6 “pilhas” de 2 V, totalizando 12 V. Em cada pilha o pólo positivo (catodo) é formado por placas de chumbo revestidas com óxido de chumbo (PbO2), e o pólo negativo (anodo) é formado por placas de chumbo. Os dois pólos são mergulhados em uma solução de ácido sulfúrico.
- Bateria Selada: Na bateria selada, é adicionado 0,07% de cálcio aos eletrodos de chumbo, o que diminui drasticamente a decomposição/perda de água. Além disso, essas baterias geram oxigênio no eletrodo positivo e hidrogênio no negativo, que se combinam para formar água.
Espero ter ajudado!
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás