• Matéria: História
  • Autor: nicolepechircm5501
  • Perguntado 7 anos atrás

"Os setores proprietários dizem que não se deve dar o peixe ao povo, que se deve ensiná-lo a pescar. Mas, se lhe tiramos o barco, os anzóis, a vara de pescar, tiramos tudo, temos que começar por lhe dar o peixe". (Pepe Mujica ex-presidente do Uruguai)


Considerando a citação acima e as reflexões sobre o enfrentamento da pobreza e "questão social " no âmbito da perspectiva histórico- critica (MONTAÑO, 2012), discorra sobre os limites e as possibilidades de superação da desigualdade e enfrentamento das expressões da "questão social" no âmbito da ordem capitalista por intermédio das políticas sociais

Respostas

respondido por: EduardoPLopes
0

A "questão social" (ou seja, as desigualdades que o capitalismo sistematicamente produz, com alguns grupos vivendo em condições precárias enquanto outros vivem em abundância) não pode ser "resolvida" pelo Serviço Social, apenas amenizada.

Isto se dá pois o Serviço Social age somente sobre as consequências mais superficiais e observáveis do problema, não solucionando as próprias contradições que as produzem, servindo para "humanizar" o capitalismo, mas nunca substituí-lo.

Perguntas similares