Em seu artigo “Esboço de balanço da etnomusicologia no Brasil” (publicado em 2003), a pesquisadora Elizabeth Travassos fez um levantamento sobre a situação dos estudos etnomusicológicos no país naquele momento. Ela concluiu seu artigo com um chamamento à pesquisa na área, por conta da grande demanda existente nos diversos segmentos da sociedade no que diz respeito ao conhecimento da cultura popular nacional.
Apesar de mostrar o quanto ainda está por ser estudado na área da música popular, a autora destacou o estabelecimento da etnomusicologia como uma área de pesquisa que ocupa seu espaço s universidades a partir das últimas décadas do século XX. Ela atribuiu a institucionalização da etnomusicologia à mudança de paradigma no que diz respeito às pesquisas sobre música popular que foram delineadas nas primeiras décadas do século XX, sob a égide da estética nacionalista.
A partir do artigo estudado, explique como era esse paradigma e porque só com o seu abandono a etnomusicologia pode se expandir no Brasil.
Respostas
respondido por:
3
O texto acima evidencia a importância que a quebra de paradigmas teve para o processo de expansão do meio musical nacional, promovendo dessa forma a abertura de portas, oportunidades além de mercados para o processo de estudo e apriofundamento da música nacional.
Dessa forma, a música popular brasileira foi mais explorada, ganhou importante foco no meio musical, sendo relevante e essencial para a cultura e arte nacional até os dias atuais.
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás