• Matéria: Saúde
  • Autor: belinha200883
  • Perguntado 7 anos atrás

Um fisioterapeuta de UTI neonatal atende uma criança de 32 SIG nascida há duas semanas que começa a cursar com desconforto respiratório e hipoxemia (queda do oxigênio) sem causa aparente. Na avaliação clínica notam-se sopros cardíacos e ao ultrassom revela-se uma PCA. A Persistência do Canal Arterial é uma patologia que ocorrem em RN prematuros devido à manutenção da circulação fetal, sendo muito comum nesses bebês. Neste caso, o fisioterapeuta deve saber sobre a circulação fetal para entender este quadro clínico.
Assinale a alternativa que define melhor a circulação fetal e neonatal: a) O sangue entra no átrio esquerdo através das veias viteloumbilicais com sangue oxigenado, portanto, não atinge a circulação pulmonar. b) Uma parte do sangue venoso chega para o ventrículo direito e para a artéria pulmonar sendo novamente misturado com o sangue arterial. c) O forame oval tende ao fechamento após um mês do nascimento, importante na passagem de fluxo de átrio esquerdo para direito. d) As veias cavas liberam o sangue oxigenado para a aorta através do ventrículo direito. e) O canal arterial se situa abaixo das válvulas atrioventriculares, importante para manter os fluxos e pressões entre os grandes vasos.

Respostas

respondido por: Danas
7

A alternativa correta é: B) Uma parte do sangue venoso chega para o ventrículo direito e para a artéria pulmonar sendo novamente misturado com o sangue arterial.

A Persistência do Canal Arterial é uma patologia que ocorrem em recém nascidos prematuros devido à manutenção da circulação fetal, sendo muito comum nesses bebês.

Neste caso há uma recirculação do sangue venoso para o ventrículo esquerdo, o que não permite uma oxigenação adequada dos tecidos, já que o sangue está demorando ainda mais para alcançar os alvéolos.

respondido por: bsteimpaj
2

B: Uma parte do sangue venoso chega para o ventrículo direito e para a artéria pulmonar sendo novamente misturado com o sangue arterial.

Perguntas similares