• Matéria: História
  • Autor: laysavaller
  • Perguntado 7 anos atrás

Como a transferência da família real portuguesa para o Rio de Janeiro contribuiu para eclosão da Revolução Pernambucana de 1817?

Respostas

respondido por: IcaroNery2
162

Resposta: A questão financeira foi quem deu início à revolta.

Explicação: Os enormes gastos da Família Real faziam com que as rendas obtidas nos Estados/Províncias do Nordeste fossem em sua maioria enviadas para o Rio de Janeiro para que o luxo real fosse mantido.

respondido por: litorsouza
7

Corte Portuguesa no Brasil e Revolução Pernambucana

A eclosão da Revolução Pernambucana pode ser associada à chegada da família real lusa ao Brasil, uma vez que este movimento foi provocado por recursos financeiros. Com a chegada da corte lusa, as capitanias eram drenadas para bancar o luxos vividos no Rio de Janeiro.

Outro fator é o investimento massivo feito na infraestrutura do Rio de Janeiro para comportar a família real. Essas modificações também significaram maiores cobranças econômicas das demais capitanias e pouco ou quase nenhum retorno por parte do governo.

A Revolução Pernambucana eclodiu em 1817, sob o ideal de estabelecer a liberdade brasileira em relação a Portugal. Buscava-se também a formação de um governo republicano e constitucional.

Veja mais sobre a Revolução Pernambucana:

https://brainly.com.br/tarefa/29664499

Anexos:
Perguntas similares