• Matéria: Pedagogia
  • Autor: tamiresmileide1999
  • Perguntado 7 anos atrás

Para realizar a ATD1 você deve, inicialmente, ler as duas notícias que seguem:



Notícia 1
Graviola combate o câncer? Veja quais são os verdadeiros benefícios

Samantha Cerquetani

Colaboração para o UOL VivaBem

23/02/2019 04h00

A graviola é o fruto da árvore Annona muricata, encontrada principalmente em regiões tropicais. É uma fruta de casca verde e espinhosa, cujo aspecto lembra o da jaca, sendo conhecida, em certas regiões do Brasil, como jaca-do-pará. Sua polpa branca é consumida crua ou utilizada em sorvetes, sucos, cremes e doces. É exótica e bastante popular na região nordeste. É um alimento pouco calórico -cerca de 66 calorias por 100 gramas, com muita água em sua composição, fibras e é muito rico em vitaminas e minerais, como B1, B2, B6, cálcio, magnésio, manganês e potássio. Na graviola são encontrados muitos compostos bioativos e fitoquímicos, que trazem mais saúde para o organismo. Diversos estudos científicos investigam seus benefícios, inclusive os relativos ao câncer, que ainda não foram totalmente comprovados. ...


Notícia 2

10 mentiras sobre câncer que circulam na internet
Levantamento inédito de VEJA mostrou que os assuntos preferidos dos produtores de notícias falaciosas são doenças mortais como câncer e diabetes

Por Daniel Bergamasco, Fernanda Bassette e Marina Rappa

- Publicado em 6 jul 2018, 18h26

O câncer é o segundo tema mais frequente entre notícias falsas (fake news) compartilhadas no Facebook. A conclusão é de um levantamento exclusivo publicado em reportagem de capa de VEJA desta semana .

Vilma de Brito Onias, de 60 anos, acabou vítima de uma delas. Na lista de elementos naturais usados por ela na tentativa de curar um câncer de mama estão o óleo de copaíba, a fruta noni e a famosa graviola. Não obteve resultado em nenhum dos casos – e acredita que a última ainda piorou a situação. Um amigo lhe recomendou que tomasse graviola nos intervalos do tratamento tradicional. Segundo ele, a “quimioterapia natural” a ajudaria na cura do câncer. Ela aceitou e tomava ora o chá, ora o suco da fruta.

“Uma ferida se abriu em cima de onde eu tinha tirado a mama. Não tinha pomada ou creme que cicatrizasse. Fiquei seis meses tentando acabar com ele e a única coisa que tinha tomado de diferente era a graviola. Nunca falei para o médico com medo de ser repreendida”, diz ela, que também tem planos de transformar sua experiência em livro.

Todas as notícias que alardeavam a cura por meio de alguma dieta alimentar foram prontamente rebatidas pelo Instituto Nacional de Câncer (Inca). “Não existe alimento nenhum que cure o câncer sozinho. O que recomendamos é manter uma alimentação saudável rica em vegetais, legumes, verduras, leguminosas e grãos para prevenir a doença e auxiliar no tratamento, nunca curar”, afirmou Luciana Maya, nutricionista da área técnica de Alimentação, Nutrição, Atividade Física e Câncer do instituto.

Levantamento inédito feito por VEJA e divulgado na edição desta semana da revista mapeou 966 notícias compartilhadas em seis páginas do Facebook conhecidas por compartilhar inverdades – e revelou que um terço de todo o conteúdo divulgado entre fevereiro e junho eram completamente falaciosos. O câncer era assunto de 12% das mentiras.


Agora, redija um pequeno texto de aproximadamente dez linhas, em que explique o valor do conhecimento científico e os possíveis problemas que podem ser ocasionados pela inadvertência da sabedoria popular. Você pode efetuar pesquisas na internet, para encontrar casos que exemplifiquem sua posição diante desse grave problema, sem esquecer de mencionar a fonte. Dê um título ao seu texto que desperte a curiosidade de seu leitor.

Em seu texto, você deverá mostrar que

- leu as duas notícias;

- reconhece o valor do conhecimento científico;

- reconhece o risco da auto-medicação, mesmo com produtos naturais;

- efetuou rigorosa revisão textual, adequando a linguagem ao ambiente acadêmico;

- deu ao texto um título;

- registrou a(s) fonte(s) consultada(s).

Respostas

respondido por: LarissaMoura3
4

O conhecimento científico possui uma importância fundamental para a sociedade, visto que a sua finalidade principal consiste no direcionamento dos esforços e dos trabalhos, para uma maior qualidade de vida para a sociedade.

Devido a isso, é necessário que seja feita a separação da sabedoria popular, em especial, pelo fato de ter sua instituição como racionalidade e sistematização através da comprovação da observação de fenômenos.

Bons estudos!

Perguntas similares