Respostas
Resposta:
Diabetes mellitus é uma doença caracterizada pela elevação da glicose no sangue (hiperglicemia). Ocorre devido a defeitos na secreção ou na ação do hormônio insulina, produzido no pâncreas, por células beta.
Atualmente, pesquisas apontam para diversas condições que podem levar ao desenvolvimento do diabetes, no entanto, a maior parte dos casos estão divididos em dois grupos: diabetes tipo 1 e diabetes tipo 2.
Tipo 1: caracteriza-se pela destruição das células ß (beta) do pâncreas, responsáveis pela produção da insulina. Este tipo de diabetes é mais comum em crianças e adolescentes, sendo o segundo tipo de diabetes em número de casos. Todos os pacientes com diabetes mellitus tipo 1 necessitam de reposição de insulina em seu tratamento. O diagnóstico em geral acontece em poucas semanas.
Tipo 2: representa cerca de 90% dos casos e caracteriza-se principalmente pela resistência à insulina. A hiperglicemia se desenvolve lentamente, e o aparecimento dos sintomas pode levar anos. Em geral é mais comum em adultos obesos e sedentários, com histórico familiar de diabetes.