Do ponto de vista das instituições empregadoras do assistente social, o conjunto de estratégias profissionais tem como objetivo último legitimar e reproduzir a instituição e a sociedade de classes da qual ela faz parte. Todavia, a relativa autonomia dos profissionais e seus compromissos ético-políticos com os usuários dos serviços institucionais lhes permitem desenvolver uma prática profissional
a)
crítica, em face das demandas e limites institucionais, valorizando os interesses dos usuários e sustentando a construção coletiva de respostas às suas demandas.
b)
neutra, objetivando evitar a presença e o acirramento das contradições sociais.
c)
legitimadora da política institucional, através da imposição de suas normas e da defesa de seus objetivos e interesses.
d)
conservadora, atuando de modo a enquadrar demandas dos usuários nos limites institucionais e defendendo os interesses dominantes na instituição.
e)
voluntarista, desconsiderando as contradições sociais e institucionais.
Respostas
respondido por:
11
A alternativa B está correta.
O serviço social parte da proteção e respaldo aos indivíduos que são prejudicados pelo sistema estabelecido em nosso país, assim como a falta de investimentos em setores importantes, como educação, economia, segurança, alimentação e até mesmo saneamento básico.
Sabendo disso, o profissional do campo de assistência social, vem contribuindo para o fim das desigualdades, essas que surgem em primeiro lugar por questões sociais como apresentamos no parágrafo acima, e, por isso se faz necessário a atuação do assistente social nesse campo, fornecendo respaldo para essa camada da sociedade.
diegosilvaesilva07:
Resposta errada, a alternativa correta é a letra A) Crítica
respondido por:
52
Resposta:
Resposta correta é letra A) crítica.
Explicação:
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás