Respostas
respondido por:
0
Resposta:
[text]\alpha[\text], [text]\beta[\text] e [text]\gamma[\text].
Explicação:
Os átomos são constituídos de duas regiões: o núcleo (no qual há prótons e nêutrons) e a eletrosfera.
Fenômenos nucleares ocorrem no núcleo. São caracterizados pela instabilidade dessa região, devido a uma descompensação entre os números de prótons e nêutrons. Frente a isso, esse átomo emite radiação, para adquirir estabilidade.
Há três tipos de radiação estudados no ensino médio, a saber:
- Radiação [text]\alpha[\text]: corresponde ao núcleo do átomo de hélio, isto é, apresenta apenas dois prótons e dois nêutrons. Assim, quando é emitida, diminui de duas unidades o número atômico de seu emissor e de quatro unidades seu número de massa. É a partícula radioativa com maior massa e com menor poder de penetração. Além disso, tem carga positiva, sendo levemente atraída por cargas negativas.
- Radiação [text]\beta[\text]: equivale a um elétron. Origina-se a partir da decomposição de um nêutron em um próton, um elétron e um neutrino. Assim, ao ser emitida, aumenta de uma unidade o número atômico de seu emissor e mantém constante seu número de massa. Possui massa, porém é mais leve que a partícula alfa. Por outro lado, tem poder de penetração intermediário. Além disso, tem carga negativa, sendo fortemente atraído por cargas positivas.
- Partícula [text]\gamma[\text]: é uma radiação eletromagnética de elevada energia. Assim, não tem massa nem carga e não é atraída por nenhuma carga. Dessa forma, quando é emitida, não altera o número atômico nem o número de massa de seu emissor. Por fim, tem o maior poder de penetração.
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás