Cada tentativa de explicação deve, reconhecendo a importância fundamental do fator econômico, tomar em consideração, acima de tudo, as condições econômicas. Mas ao mesmo tempo, não se deve deixar de considerar a correlação oposta. E isso porque o desenvolvimento do racionalismo econômico é parcialmente dependente da técnica e do direito racionais, mas é ao mesmo tempo determinado pela habilidade e disposição do homem em adotar certos tipos de conduta racional prática. Quando tais tipos de conduta têm sido obstruídos por obstáculos espirituais, o desenvolvimento da conduta econômica racional encontrou também séria resistência interna. As forças mágicas e religiosas e as ideias éticas de dever nelas baseadas têm estado sempre, no passado, entre as mais importantes influências formativas da conduta.
WEBER, Max. A ética protestante e o espírito do capitalismo.
São Paulo: Editora Pioneira, 1985.
Em 1904, no apogeu do capitalismo ocidental, Max Weber propôs uma sobre o sucesso do racionalismo econômico capitalista devido às condições econômicas a partir do século XVI. Creditou a expansão desse sistema econômico a uma série de condutas racionais práticas, resultantes da associação da burguesia europeia às religiões protestantes. O autor denominou essa interligação entre economia e religião, e as condutas que dela emergiram, de “a ética protestante e o espírito do capitalismo”.
No contexto analisado por Weber, a burguesia, movida pela ética protestante
Escolha uma:
a. pautou-se na valorização do trabalho e do lucro, estimulando a acumulação de riquezas por meios pacíficos.
b. aliou-se à nobreza a de construir uma sociedade cristã justa e igualitária, livre das ideias de classe social e propriedade.
c. engajou-se em defesa da utilização de mão de obra escrava e da economia agrária como única fonte de riqueza.
d. mostrou-se contrária ao mercantilismo e ao absolutismo monárquico, defendendo o liberalismo econômico e político.
e. tornou-se porta-voz do capitalismo selvagem, no qual a acumulação dependia das conquistas, guerras e pirataria.
jddjs:
me ajudem por favor
Respostas
respondido por:
0
A alternativa D está correta.
Weber buscou refletir sobre o papel do estado que se define como a estrutura ou o agrupamento político que reivindica com êxito o monopólio físico social legítimo.
Partindo deste ponto, é possível notar que o sociólogo, define o estado como principal pilar de atuação para a racionalização do direito, ou seja, a especialização do poder legislativo e judiciário, está voltado para uma política que tem o objetivo de manter e dar respaldo a segurança dos indivíduos.
Perguntas similares
5 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás