Respostas
Meiose I: prófase I, metáfase I, anáfase I, telófase I e citocinese.
Meiose II: prófase II, metáfase II, anáfase II, telófase II e citocinese.
Se na sua prova de Biologia tiver essa pergunta, você pode decorar as fases com a frase "Prometo a Ana telefonar"
Bons estudos!
Resposta:
Na meiose I, há o pareamento dos cromossomos homólogos, isto é, há o pareamento, um a um, dos cromossomos de origem paterna com as de origem materna. Esse processo faz com que a divisão celular seja reducional, uma vez que, não são as cromátides-irmãs que serão separadas, mas sim os cromossomos homólogos.
Durante a interfase, as células que seriam encaminhadas para a meiose, além de duplicarem seu material genético, como ocorre na mitose, produzem proteínas específicas relacionadas a separação dos cromossomos homólogos e inibição da fase de interfase entre a meiose I e a meiose II.
Após o período de interfase, inicia-se a prófase I, esse período é marcado por 5 subfases:
Subfases Acontecimento
Leptóteno Condensação dos cromossomos
Zigóteno Inicio do pareamento e formação dos quiasmas
Paquíteno Término do pareamento dos cromossomos homólogos e crossing-over
Diplóteno Afastamento e disjunção dos cromossomos homólogos
Diacinese Inteira disjunção dos cromossomos homólogos
A subfase mais marcante, não só da prófase I, como da meiose, é o paquíteno, onde ocorre o crossing-over. Este evento tem grande relevância na variabilidade genética, pois ocorre a troca de fragmentos gênicos entre os cromossomos homólogos, fazendo com que os gametas sejam geneticamente distintos do próprio indivíduo que o produziu.
A partir de então, ocorre a metáfase I, anáfase I e telófase I do mesmo modo que ocorre na mitose, porém, novamente, não são cromátides-irmãs que se separarão, e sim os cromossomos homólogos. Após o término desse ciclo de divisão, uma célula diplóide dará origem a duas células haplóides.
Meiose II
A meiose II ocorre subseqüentemente à meiose I, sem o período de interfase. Nessa ciclo, as duas células haplóides recém-originadas, passam pelo processo de prófase II, metáfase II, telófase II e anáfase II, dessa vez, a divisão será das cromátides-irmãs. Sendo assim, cada célula haplóide gerará duas células filhas, portanto, temos que, no geral, uma célula precursora de gameta gera quatro gametas.
Vale ressaltar, que todas as fases da divisão celular ocorrer semelhante à mitose, isto é, na prófase I e II ocorre a desfragmentação do núcleo e na telófase I e II ocorre sua reestruturação. Observe o gráfico de quantidade de DNA por divisão:
Quantidade de DNA por período de divisão da meiose.
Agora observe o número de cromossomos pelos períodos de divisão:
Número de cromossomos por período de divisão da meiose.
Algumas conclusões tiradas desses gráficos são:
Entre a prófase I e a anáfase I as células são diplóides com o dobro da quantidade de material genético;
Entre a prófase II e a anáfase II as células são haplóides com o dobro da quantidade de material genético;
Na telófase I ocorre a separação dos cromossomos homólogos, por isso ocorre a diminuição pela metade tanto da quantidade de material genético como no número de cromossomo;
Na telófase II ocorre, há a separação das cromátides irmãs, dessa forma, a redução ocorre somente na quantidade de material genético, e não no número de cromossomos
Problemas genéticos relacionados