Respostas
Resposta:
Pronome é a classe de palavras que substitui o substantivo (nome). Tem a finalidade de indicar a pessoa do discurso ou situar no tempo e espaço, sem utilizar o seu nome.
Pronome substantivo é aquele que desempenha a função de substantivo. Exemplo: Ela é minha convidada.
Pronome adjetivo é aquele que acompanha ou modifica um substantivo. Exemplo: Minha caneta é azul, aquelas canetas são azuis.
Explicação:
Conceito de pronome
Pronome é a palavra variável que substitui ou acompanha o nome. Também possui a propriedade de identificar ou posicionar os participantes de uma interlocução.
Pode apontar ou retomar, à maneira de dêiticos lógicos (referentes), as circunstâncias, os seres, os eventos, e até as frases ou sintagmas aos quais faz alguma associação ou relação. Caracteriza-se também por indicar geralmente uma pessoa gramatical (1a, 2a ou 3a).
Classificação geral dos pronomes
Os pronomes podem ser classificados em seis tipos: pessoais, demonstrativos, possessivos, relativos, indefinidos e interrogativos.
Pronomes pessoais
Os pronomes pessoais servem para substituir as três pessoas gramaticais do discurso.

1 – Caso reto
Os pronomes pessoais do caso reto (eu, tu, ele, ela, nós, vós, eles, elas) são, em geral, identificados como subjetivos, ou seja, desempenham o papel de sujeito. Todavia, há casos em que podem exercer as funções de predicativo do sujeito e vocativo (tu e vós).
Era para eu apresentar o projeto?
Tu e ele saireis daqui.
Ela e nós discordamos desse viés ideológico.
2 – Caso oblíquo
O pronome pessoal será oblíquo quando exercer a função de complemento verbal ou tiver outra função sintática, exceto a de sujeito. Veja:
Meu pai me deu um carro de presente. (me equivale ao objeto indireto para mim.)
Levei-o para o paraíso. (o é um objeto direto.)
O vestibular pareceu-lhe fácil? (lhe é complemento nominal.)
3- Pronomes de tratamento
O pronome você – aglutinação da antiga forma Vossa Mercê – é hoje muito mais utilizado como pronome reto/sujeito do que tu. Nessa função, representa a segunda pessoa do discurso (com quem se fala). Entretanto, os verbos e os pronomes que com ele concordam flexionam-se na terceira pessoa.
Você já viu o que lhe fizeram?
Vocês já viram o que lhes fizeram?