Respostas
Resposta:
Autônomo
O trabalhador autônomo, por sua vez, é aquele que presta serviços por conta própria e garante a sua renda mesmo sem qualquer tipo de vínculo empregatício (seja ele formal ou informal).
O profissional autônomo geralmente é especializado em algum segmento do mercado e atua por conta própria. Muitos autônomos, inclusive, optam por se tornarem MEI – Micro Empreendedores Individuais, já que assim podem recolher tributos simplificados de modo legalizado.
Voluntário
O trabalho voluntário é aquele em que a pessoa presta os seus serviços (em tempo integral ou parcial) livremente, sem receber dinheiro ou outra forma de remuneração em troca. Geralmente esse tipo de trabalho é prestado para instituições sem fins lucrativos, igrejas, ONGs ou organizações que apoiam alguma causa social.
Resumidamente, esse tipo de trabalho mobiliza pessoas e não é remunerado.
Freelancer
O trabalho freelancer, consiste na prestação de serviços do profissional para a empresa por um período ou para um projeto temporário. Neste caso considera-se a prestação de serviços para mais de uma empresa o que não configura um vínculo trabalhista. Ele é mais comum em algumas atividades como nas artes, comunicação, tecnologia da informação e outros.
Normalmente o freelancer cobra por serviço prestado ou job, como é mais comum neste meio. Atualmente a atividade conhecida como home-office é a principal forma de trabalho deste tipo de profissional.
Assalariado
É a principal atividade de trabalho no país, onde uma pessoa presta seus serviços a uma empresa ou a outra pessoa, com a finalidade de receber remuneração pelo trabalho prestado. Este tipo de atividade está regulamentada pela CLT que é a Consolidação das Leis Trabalhistas no Brasil. O empregado tem direito ao registro na carteira profissional e a todos os direitos e garantias que a lei estabelece.
Empresário
Muito gente pode até achar estranho, mas ser empresário é também uma forma de trabalho, afinal, ele presta seus serviços à sua própria empresa e como tal também é remunerado por isso. No caso do empresário o seu salário é conhecido como pro-labore e funciona como um salário comum, inclusive com recolhimento de INSS para fins de aposentadoria. Além do pro-labore, ele ainda goza dos lucros e dividendos proveniente do desempenho da empresa.
Profissionais liberais
Profissional liberal é parecido com autônomo, mas são diferentes. O autônomo vimos anteriormente e o profissional liberal é aquele que tem nível técnico ou superior e que exerce sua profissão, geralmente regulamentada, como prestador de serviços ou constituindo empresa. Neste grupo estão os médicos, engenheiros, dentistas, advogados, entre outros. Não é uma atividade informal e geralmente sua forma de trabalho está de alguma forma definida pelo conselho da sua profissão, como a OAB para os advogados, CRM para os médicos, CRO para os dentistas e assim por diante.
Trabalho forçado
O trabalho forçado é aquele em que o indivíduo é obrigado a fazer algo contra a sua vontade. Esse tipo de trabalho é ilegal e geralmente reflete em tráfego de pessoas, órgãos ou outros modos de ‘escravidão moderna’. Teoricamente não era para ele existir, mas de alguma forma ele existe. Contudo, quando identificado ele é combatido, e os responsáveis podem ser processados por prática de trabalho escravo.
Explicação: