Saber distinguir os tipos de conhecimento e sua aplicabilidade se faz necessário.
Leia e reflita sobre o texto a seguir:
Certa mulher preparava a refeição de sua família, um bom cesto de pães e um belo assado de peixe. A família ao juntar-se a mesa admirava o assado sempre tão bem preparado, sem a cauda e a cabeça do peixe.
O filho mais novo indagou: Mãe porque toda vez que você prepara peixe corta a cauda e a cabeça?
A mãe gentilmente respondeu: É uma receita antiga, está na minha família há anos, eu não ousaria alterar ela, minha mãe sempre preparou assim.
A resposta era direta, mas não contentou a criança que solicitou carinhosamente a sua mãe uma resposta mais esclarecedora.
A mãe para agradar ao filho, dirigiu-se a casa da avó da criança e fez a mesma pergunta:
– Mãe porque toda vez que você preparava peixe para nossa família cortava a cauda e a cabeça?
A avó respondeu com as mesmas palavras:
– É uma receita antiga, está na nossa família já faz tempo, eu mesma aprendi com minha mãe, ela sempre fez assim.
A criança era persistente e sedenta de informação, queria a resposta completa. Então todos juntos, avó, mãe e neto dirigiram-se a casa da bisavó que aos 90 anos não hesitou em preparar uma refeição para seus visitantes.
Todos os 3 surpreenderam-se ao admirar a bisavó preparando peixe assado, no entanto esse preparo estava com o peixe inteiro, ela manteve a cauda e cabeça no assado.
Enquanto comiam a avó perguntou:
– Mãe, lembra de quando eu era criança e você assava peixe para nossa família?
– Sim, eu sempre gostei de fazer essa receita.
– Mãe, lembra que sempre cortou a cabeça e a cauda do peixe?
– Sim. Mas bom mesmo é assar o peixe inteiro!
– Então porque me ensinou a cortar a cauda e a cabeça?
– Filha eu não te ensinei assim, você aprendeu a fazer assim porque me observou fazendo.
– Mas porque fazia assim?
– Ah, é que eu tinha uma forma pequena e seu pai pescava peixes muito grandes que não cabiam na forma, então para caber eu cortava a cabeça e a cauda.
SOUEUAKI. Paulo e os Gregos Episódio II: perguntas são importantes. In: Evolução Criacionista, out. 2017. Disponível em: . Acesso em: 28 Ago. 2019.
A partir do texto-base acima e considerando o estudo sobre os tipos de conhecimento de apropriação, responda o que se pede a seguir.
a) O texto está relacionado a qual tipo de conhecimento de apropriação? Demonstre pelo menos 2 (duas) características específicas deste tipo de conhecimento. (60%)
b) Relate os outros três tipos de conhecimento de apropriação, excluindo o citado no item A e, construa um exemplo para cada um deles. (40%)
Respostas
respondido por:
2
a) O conhecimento empírico que é passado de geração para geração.
Destacamos que mãe e avó declaram no texto que a receita do peixe é uma receita de família e que aprenderam assim e por isso, não poderiam alterá-la.
b) O conhecimento técnico, que consiste em saber preparar o peixe e o conhecimento racional, que consiste na investigação do menino para buscar respostas mais amplas sobre o preparo do peixe.
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás