identifiquem um problema de roma relacionado a cada um dos aspectos a seguir:
POLUIÇÃO
DESIGUALDADE SOCIAL
INSEGURANÇA
PROBLEMAS NO TRAFEGO
Respostas
Poluição: No auge do Império, os romanos extraíam chumbo de muitas áreas da Europa, como a Península Ibérica e a Grã-Bretanha. Além de fundir moedas, eles usavam esse metal em utensílios domésticos e para a construção de tubulação de água.
A conclusão é que os romanos poluíram o ar europeu por cerca de 500 anos. Nesse período, houve dois picos: um por volta de 250 a.C e outro em 120 d.C, o que coincide, segundo os pesquisadores, com períodos de expansão e prosperidade.
Desigualdade social: Na Roma Antiga, a desigualdade social também acontecia numa estrutura social rígida. Havia os patrícios, os plebeus e os escravos, constituindo as principais classes sociais com direitos e posses muito desiguais.
Insegurança: Na Roma Antiga, a violência não estava restrita aos anfiteatros, onde gladiadores lutavam até à morte. As ruas da cidade também eram palcos para atos violentos, por serem escuras e desertas, davam espaço à criminalidade urbana.
Os romanos tinham receio de caminhar durante a noite em determinados locais.
Problemas no tráfego: O aumento populacional na cidade de Roma fez com que o trânsito de pessoas nas ruas estreitas fosse praticamente impossível. Ligado ao crescimento demográfico estava o desenvolvimento de uma sólida e forte atividade comercial. Assim, o comércio era intenso entre os diferentes profissionais, como barbeiros, ferreiros e demais profissionais.
A rua era o local de trabalho desses diferentes profissionais. Diversos vendedores ambulantes faziam das vias públicas o balcão de exposição de suas mercadorias. Nesses locais, disputavam espaço com carruagens e as liteiras (cadeiras utilizadas para transportar os ricos) utilizadas pela elite romana.
Outros que disputavam também os espaços públicos eram os saltimbancos (atores que se apresentavam nas ruas) e os adestradores de animais.