• Matéria: Matemática
  • Autor: manielsla
  • Perguntado 7 anos atrás

como medir angulos?? ​

Respostas

respondido por: honney
3

Resposta:

Usando o transferidor

Explicação passo-a-passo:

Pegue a marcação 0° do transferidor (se o seu for de meio, melhor ainda) e coloca na linha base do ãngulo.

Depois use uma régua para ver em qual número a outra reta do ângulo (sem ser a base) corresponde.

Espero ter ajudado (⌒▽⌒)☆

respondido por: PayB
4

Resposta:

Pergunta muito geral, se for para uma figura (desenho) Através do transferidor. Se for unidade de medida ou melhor, tipo de graus, nos temos

Os sistemas de unidades angulares definidos para a medição de arcos e ângulos mais utilizados atualmente são o circular e o sexagesimal, que expressam suas medidas em radianos e em graus, respectivamente, existindo também o sistema centesimal, no qual é definida a unidade grado.

1) Decimal (circular) de 0º à 360º circulo completo

Por definição, 1 grau é o arco equivalente a  da circunferência, ou seja, em um arco de volta completa, ou de uma volta, cabem 360°.

2) Sexagesimais minutos (') Segundos ('')

  - 1° (um grau) equivale a 1360 de uma circunferência, ou seja, 1° corresponde    a uma das 360 partes em que uma circunferência foi dividida. Assim, uma circunferência inteira possui 360°.

  -Minuto ( ‘ )

Quando queremos expressar medidas de ângulos menores que 1°, utilizamos a medida minuto ( ‘ ). Um minuto corresponde a 160 de um grau, ou seja, 1 minuto (1’) corresponde a uma das 60 partes em que um ângulo de 1° foi dividido. - Um grau possui 60 minutos (1º = 60').

-Segundo ( '' )

Quando queremos expressar medidas de ângulos menores que 1°, utilizamos a medida segundo ( '' ). Um segundo corresponde a 160 de um minuto, ou seja, 1 segundo (1'') corresponde a uma das 60 partes em que um ângulo de 1' foi dividido. - Um minuto possui 60 segundos (1' = 60'').

3) Radianos

Um radiano é definido como o arco cujo comprimento é igual ao do raio da circunferência onde tal arco foi determinado.

A partir da fig. 5, imagine que o arco AB foi retirado. O segmento  obtido, tendo comprimento igual ao raio da circunferência, indica que m() = 1 rad.

Podemos dizer, portanto, que a medida de um arco, em radianos, equivale ao número de vezes que o comprimento do raio cabe nesse arco, ou seja, sendo l e R os comprimentos do arco e do raio da circunferência, respectivamente, temos:

Lembramos que o comprimento de uma circunferência de raio R é dado por 2  R. Utilizando a relação apresentada acima, para calcular em radianos a medida do arco de uma volta, dividimos o comprimento da circunferência pelo seu raio, isto é,

Com esse resultado e com o auxílio da fig.6, podemos dizer que:

Não podemos esquecer que  é um número real, de valor aproximadamente igual a 3,14.

4) Centesimais (ou Grado)

Definimos como 1 grado o arco equivalente a  da circunferência, isto é, em uma circunferência ou arco de uma volta cabem 400 gr.

É fácil concluir, portanto, que:

A unidade grado, como sistema de mensuração centesimal de arcos e ângulos, não foi empregada com a mesma intensidade com que se trabalha hoje, em vários países do mundo, com unidades do sistema métrico decimal, voltadas à medição de comprimentos, áreas e volumes, baseadas na utilização de potências de 10 para definição de múltiplos e submúltiplos.

Conversões

:

Pelo visto quanto a unidade de medidas de arcos e ângulos, obtemos a tabela seguinte:

Explicação passo-a-passo:

Anexos:
Perguntas similares