Na matemática Financeira é necessário a identificação correta de transformações de taxas. A unidade de aprendizagem 5 diferencia claramente taxas equivalentes e proporcionais, assim como esclarece a diferença entre taxas efetivas e taxas nominais. Das cinco afirmações abaixo, quatro descrevem corretamente proporcionalidade e equivalência de taxas e diferenciação entre taxa nominal e efetiva. Assinale a única afirmação incorreta. Escolha uma:
a. Taxas proporcionais referem-se à conversão de taxas em períodos diferentes quando nos referimos a juros simples. A conversão requer divisão ou multiplicação da taxa por certo período.
b. Quando nos referimos a juros compostos, é correto converter taxas em períodos diferentes elevando 1 mais taxa ao período a que se refere a taxa de transação.
c. Chamamos taxa nominal à taxa convertida por proporcionalidade em transações com juros compostos. A taxa nominal não tem fundamento matemático, por isso nunca é adotada em transações bancárias.
d. Em transações a juros compostos a taxa efetiva é a taxa correta, verdadeira, e calculada por uma equação exponencial.
e. Taxas equivalentes referem-se à conversão de taxas em períodos diferentes quando nos referimos a juros compostos e a conversão requer cálculos exponenciais.
Respostas
respondido por:
1
Alternativa C: Chamamos taxa nominal à taxa convertida por proporcionalidade em transações com juros compostos. A taxa nominal não tem fundamento matemático, por isso nunca é adotada em transações bancárias.
O erro presente nessa afirmação é que as transações que envolvem taxa nominal não são feitas com juros compostos, e sim com juros simples. A taxa nominal não possui mesmo período de juros e de capitalização e, por isso, devemos utilizar a taxa efetiva para efetuar os cálculos de juros compostos.
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás