o caule é a parte responsável pela sustentação da planta, em algumas espécies pode até realizar fotossíntese, por ser da cor verde, nele também estão a maior parte dos vasos condutores de seiva. Explique esses vassos
Respostas
Resposta:
tais vasos por onde se transporta a seiva, como uma veia
Resposta:
Xilema conduz a seiva bruta, Os elementos traqueais são células alongadas, que morrem na maturidade. Podem ser de dois tipos: Traqueídes e Elementos de Vaso. Xilema Primário - se origina do Procâmbio. Pode ser de dois tipos: protoxilema e metaxilema. Xilema Secundário - se forma a partir do Câmbio Vascular
Floema Conduz seiva elaborada (compostos orgânicos). Os elementos crivados são células vivas na maturidade. Possuem poros nas extremidades das paredes. Há dois tipos: Células Crivadas e Elementos de Tubo Crivados. Floema Primário: se origina do Procâmbio. Pode ser de dois tipos: protofloema e metafloema. Floema Secundário: deriva do Câmbio Vascular
Explicação:
Xilema e Floema são tecidos vegetais responsáveis pela condução da seiva através do caule. A principal diferença entre esses vasos condutores é que o xilema transporta a água (seiva bruta) e o floema conduz substâncias orgânicas (seiva elaborada).
O xilema ou lenho, conduz a seiva bruta (água e minerais), além de substâncias de reserva. Ele é o principal responsável pela condução de água nas plantas vasculares.
As principais células que constituem o xilema são as traqueídes e os elementos de vaso. Também chamadas elementos traqueais, são células alongadas, com paredes secundárias, que morrem quando se tornam maduras.
O floema ou liber conduz a seiva elaborada, ou seja, os compostos orgânicos produzidos na folha através da fotossíntese. De forma que é o principal tecido condutor de nutrientes nas plantas vasculares.
As células mais importantes do floema são os elementos crivados, que são assim chamados devido aos poros que se aglomeram especialmente em suas extremidades.
Através desses poros, elementos vizinhos se conectam por seus protoplastos. Os elementos crivados podem ser de dois tipos: células crivadas ou elementos de tubo crivados.
Nas células crivadas os poros são mais estreitos e uniformes do que nos elementos de tubo crivados. Nesses últimos os poros maiores se localizam numa região da parede chamada placa crivada.