O dióxido de carbono presente na atmosfera e nos extintores de incêndio, apresenta ligação entre seus átomos do tipo e suas moléculas estao unidas por
Respostas
A ligação que o dióxido de carbono tem entre seus átomos são do tipo covalente, por o ser uma junção de dois ametais. Já entre suas moléculas ocorre força intermolecular do tipo dipolo-induzido, isso ocorre pelo fato do dióxido de carbono ser apolar.
Resposta:
A polaridade de uma MOLECULA nao depende SO das ligacoes. Depende das Eletronegatividades e tambem da GEOMETRIA da molecula.
O momento de dipolo da molecula e' a soma dos dipolos das ligacoes. Ele e' uma grandeza VETORIAL: vc tem q somar os vetores dos momentos de dipolo das ligacoes.
No caso do CO2 a molecula e' LINEAR. De forma q, vc tem 2 vetores (SIM, as ligacoes sao polares) mas esses vetores tem a mesma intensidade (os dois correspondem a uma ligacao C = O) mas eles estao em direcoes OPOSTAS. De forma q a soma vetorial deles e' ZERO, ou melhor, um VETOR NULO!
O ==== C ==== O
< ==== ==== >
Eis ai a estrutura do CO2 e os vetores correspondentes aos momentos de dipolo das 2 ligacoes C = O. Como os vetores sao iguais em modulo mas tem direcoes opostas, a soma total e' ZERO. Molecula APOLAR.
Por convencao, os vetores de dipolo das ligacoes apontam na direcao do polo -, negativo. Nesse caso e' o O q mantem a maior parte da nuvem eletronica. Mas essa convencao nao importa, o vetor total seria ZERO se ambos os vetores de dipolo fossem revertidos.
Ja na Agua, SO2, as moleculas sao ANGULARES. E as ligacoes tambem sao polares. De forma q essas tem um momento de dipolo. MAS SE ELAS FOSSEM LINEARES, A MESMA CARACTERISTICA DO CO2 ACONTECERIA: DIPOLO SERIA ZERO!