Você já sabe que o sentido dos enunciados só pode ser integralmente interpretado ou captado se levarmos em consideração o contexto social, histórico e ideológico, pois a significação não se restringe apenas ao código linguístico.
De acordo com o Dicionário da Língua Portuguesa de Evanildo Bechara (2011, p. 753), ironia é uma “forma de expressão em que se comunica o oposto do que se quer dar a entender”, ou seja, é a utilização de palavras que manifestam o sentido oposto do seu significado literal, que afirmam o contrário daquilo que se quer dizer ou do que se pensa.” Com base nesse conhecimento, dê um exemplo de enunciado que explora a ironia e cujo sentido real é o inverso do que ele aparentemente diz. Explique-o, levando em conta a situação onde a fala foi produzida. Obs.: caso faça pesquisa, indique a fonte de consulta. (0,7)
Respostas
respondido por:
1
Pensar em ironia no texto não é nada útil, e ele é bem claro.
Nessa indagação, a ironia utiliza do recurso "nada útil" para contrapor a linguagem direta que o texto é útil.
linguagem não verbal pode ser compreendida como:
O desenvolvimento de vários signos que podem ocorrer simultaneamente, como por exemplo, temos a pintura e as diferentes artes plásticas que ocorrem como um método de comunicação simultâneo com o intérprete.
Além disso, quando contemplamos um quadro, captamos de maneira imediata a totalidade de seus elementos, e, através de um processo analítico, podemos decompor a totalidade do fundamento comunicável, além de diversas linguagens que não se compreendem apenas verbalmente.
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás