" As nações existem não apenas como funções de um tipo particular de Estado territorial ou da aspiração em assim se estabelecer - amplamente falando, o Estado-cidadão da Revolução Francesa - como também no contexto de um estágio particular de desenvolvimento econômico e tecnológico. A maioria dos estudiosos, hoje, concordaria que línguas padronizadas nacionais, faladas ou escritas, não podem emergir nessa forma antes da imprensa e da alfabetização em massa e, portanto, da escolarização em massa. (…) As nações e seus fenômenos associados devem, portanto, ser analisados em termos das condições econômicas, administrativas, técnicas, políticas e outras exigências." Escolha a alternativa que melhor sintetiza a passagem acima: Alternativas: a) O autor vê a nação como a "alma de um povo", uma espécie de "consciência moral" a guiá-la pela história. b) O autor vê a nação como algo desimportante, um fenômeno secundário. c) A nação é vista como decorrência da língua, da etnia e da história comum de um povo. d) A leitura do autor é alinhada com a ideologia conservadora, que via as revoluções nacionais como algo a ser combatido. e) O autor entende as nações como decorrência da forma assumida pelo Estado num dado momento histórico, e não o inverso.
Respostas
respondido por:
4
É correta a alternativa E.
Para o autor as nações são um fenômeno que decorre de uma série de elementos estruturantes existentes em uma sociedade, sendo que estes fenômenos (ele cita a língua como o exemplo principal) só assumem a sua "forma final" quando existem dentro de um sistema padronizado de hábitos e práticas culturais.
Deste modo a Nação é uma consequência de determinada organização do Estado, sendo uma forma de desenvolvimento particular de um povo que decorre de elementos estruturantes gerais.
respondido por:
0
Resposta: e)O autor entende as nações como decorrência da forma assumida pelo Estado num dado momento histórico, e não o inverso.
Explicação: corrigido pela AVA
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás