1)
A diversidade linguística encontra-se ameaçada. Estima-se que entre um terço e metade das línguas ainda faladas no mundo estarão extintas até o ano de 2050. As consequências da extinção das línguas são diversas e irreparáveis, tanto para as comunidades locais de falantes, quanto para a humanidade. Essa percepção se encontra na Declaração Universal dos Direitos Linguísticos, elaborada na cidade de Barcelona, Espanha, em 1996, sob os auspícios da Organização das Nações Unidas Para Educação e Cultura (Unesco) e com a participação de representantes de comunidades linguísticas de diversas regiões do planeta. Segundo este documento, a situação de cada língua é o resultado da confluência e da interação de múltiplos fatores político-jurídicos, ideológicos e históricos, demográficos e territoriais; econômicos e sociais. Salienta que, nesse sentido, existe uma tendência unificadora por parte da maioria dos Estados em reduzir a diversidade e, assim, favorecer atitudes adversas à pluralidade cultural e ao pluralismo linguístico.
OS NOVE IDIOMAS EM PROCESSO DE RECONHECIMENTO
O Brasil figura entre os países de maior diversidade linguística. Estima-se que, atualmente, são faladas mais de 200 línguas. A partir dos dados levantados pelo Censo IBGE de 2010, especialistas calculam a existência de pelo menos 170 línguas ainda faladas por populações indígenas. Embora não contabilizadas pelo Censo, pesquisas na área de linguística também apontam para outras línguas historicamente "situadas" e amplamente utilizadas no Brasil, além das indígenas: línguas de imigração, de sinais, de comunidades afro-brasileiras e línguas crioulas. Esse patrimônio cultural é desconhecido ou mesmo ignorado por grande parte da população brasileira.
Sobre a diversidade linguística brasileira, julgue as afirmativas a seguir em (V) Verdadeiras ou (F) Falsas.
( ) Os regionalismos são decorrentes da diferente colonização que influenciou a "maneira" de falar de cada região brasileira.
( ) O Brasil colônia foi influenciado por diversos países, tendo que, o português, exercer um esforço considerável para estabelecer a língua portuguesa como predominante.
( ) A língua oficial do Brasil é a língua portuguesa, e é um fenômeno político e cultural.
( ) A diferença étnico cultural e linguística vem sendo tratada, recentemente, no campo dos direitos humanos.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Alternativas:
a)
V - F - F - F
b)
V - V - V - V
c)
F - F - V - F
d)
V - V - F - F
e)
V - F - F - V
2)
Para compreender os conceitos fundamentais da Linguística como o estudo da língua, além de conhecer os objetos de estudos da Fonética e da Fonologia, você também deverá compreender melhor o funcionamento da língua portuguesa, por meio do estudo de como os sons são produzidos para fins comunicativos através do nosso aparato articulatório humano.
Para isso é necessário conhecer as diferenças entre Fonética e Fonologia. Sobre esses conceitos, analise as sentenças a seguir e marque verdadeiro (V) ou falso (F):
( ) A fonética e a fonologia são duas ferramentas de extrema importância para a vida de todos falantes da língua portuguesa, nativa ou não, para melhor compreensão do ser falante, bem quando se expõem essas duas funções tão usadas no nosso cotidiano, porém pouco analisadas.
( ) Estes dois ramos da ciência linguística não se opõem: antes se coordenam e completam. Porque somente com o apoio numa boa descrição fonética é possível depreender-se, com segurança, o quadro dos fonemas de uma língua.
( ) A fonética e a fonologia andam agrupadas em sua distinção metodológica, mediante a isso, essa manifestação científica vem se ponderando desde o século XX, em decorrência de vários teóricos que foram importante nesse foco, como Saussure.
( ) A fonologia apresenta outro tipo de função bem complementar a fonética, que é da estrutura, que trabalha diretamente ao significante. Ela também pode ser chamada de fonêmica ou fonemática.
( ) A fonologia é a ciência que estuda o aspecto fônico natural da língua, ou seja, ela vai se direcionar mais para os sons como função e até a significação linguística, mediante a isso, ela vai analisar e priorizar a análise fonemática presente na língua.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Alternativas:
a)
V - F - F - F - V
b)
V - F - F- V - V
c)
F - F - V - F - V
d)
V - V - F - F - V
e)
V - V - V - V - V
Respostas
Resposta:
Adg1 - Fonética e Fonologia da Língua Portuguesa
1- b)
V - V - V - V
2- e)
V - V - V - V - V
3- e)
afirmaram que a língua é um sistema de signos formados pela junção do significante e do significado, ou seja, da imagem acústica e do sentido.
4- d)
V - V - V - F - V
Explicação:
corrigido pelo ava em 02-11-2020
01. Analisando as afirmativas a respeito da diversidade linguística brasileira, a sequência correta é a seguinte: V - V - V - V. Assim, faz-se correta a LETRA B.
A variação linguística regional ocorre principalmente devido a fatores culturais e históricos. Sendo assim ela é usada, de modo sistêmico e coerente, em conformidade com o contexto geográfico, sociocultural e histórico em que a sociedade falante dessa língua manifesta-se de forma verbal.
→ Muitas palavras e expressões são comuns apenas a determinada região, temos aqui os chamados regionalismos.
02. Analisando as afirmativas a respeito dos conceitos de Fonética e Fonologia, a sequência correta é a seguinte: V - V - V - V - V. Assim, faz-se correta a LETRA E.
A fonética e a fonologia tratam-se de dois ramos da ciência linguística que se completam e que são extremamente importante para os falantes do Português.
A fonologia é uma ciência que faz o estudo do aspecto fônico natural da língua.
Leia também:
- https://brainly.com.br/tarefa/725146
Bons estudos!