Devemos entender o contexto cultural e social em que nos estamos inseridos. Desta forma abordaremos as três modalidades que exercem grande influência na reflexão ética : o individualismo, o hedonismo e o utilitarismo.
Respostas
O individualismo diz respeito a consideração do individuo na forma longe do coletivo como um ser que deverá ter autonomia para buscar seus próprios objetivos, em detrimento da coletividade.
Já o hedonismo diz respeito a questão de aproveitar o momento atual tendo em vista que a vida é finita e não deverá haver a preocupação com o pecado e com o inferno.
Já o utilitarismo diz respeito as práticas que são úteis do ponto de vista social o que por muitas vezes está intimamente relacionada a um viés de justiça.
espero ter ajudado!
Resposta:
- coloca que a atitude mais importante para tomarmos uma decisão seja a reivindicação da liberdade, alinhada à garantia incondicional dos espaços individuais. Claramente todos concordam que a liberdade é um bem moral que precisa ser defendido.
Explicação:
O individualismo coloca que a atitude mais importante para tomarmos uma decisão seja a reivindicação da liberdade, alinhada à garantia incondicional dos espaços individuais. Claramente todos concordam que a liberdade é um bem moral que precisa ser defendido. Porém, especialmente nesse caso, trata se de uma liberdade que se resume à busca de uma independência total. Dessa maneira, se partirmos do princípio que nós somos seres sociais, frutos de relações familiares e dependentes de vínculos sociais, essa independência torna-se impossível. Essas relações limitam as liberdades individuais e colocam responsabilidades diante das consequências dos atos individuais na vida dos outros. Os vínculos nos fortalecem, a independência nos fragiliza. Quando falamos de ¿liberdade¿ logo devemos considerar a ¿responsabilidade¿ dos nossos atos. Assim, consideramos que a liberdade de escolha do indivíduo é o valor maior que deve ser respeitado. Qualquer situação que interfere na liberdade do sujeito é considerada incorreto.