Observe a figura a seguir que representa uma barra, inicialmente em repouso mas livre para girar no plano horizontal em torno do apoio (O). A partir do instante inicial ela sofre a ação de uma força (F) inclinada em relação à barra. Despreze o atrito da barra com o ponto de apoio.
Barra livre para girar
Tomando como referência as informações apresentadas, julgue as afirmativas a seguir em (V) Verdadeiras e (F) Falsas.
( ) A componente da força F paralela à barra não produz toque que relação ao ponto O, nem aceleração linear, pois sua influência é cancelada por uma força de ação-reação realizada pelo apoio (O).
( ) A componente da força F perpendicular à barra é responsável por fazer a barra girar em torno do ponto O no sentido horário, com uma aceleração angular proporcional à força F mas inversamente proporcional ao momento de inércia da barra.
( ) Imagine que em determinado instante a força F deixa de atuar, de modo que a barra passa a girar com velocidade angular constante omega. O período de rotação será diretamente proporcional à velocidade angular.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.
Escolha uma:
a.
V - F - F.
b.
F - V - F.
c.
V - V - F.
d.
F - V - V. Incorreto
e.
V - F - V.
Anexos:
Respostas
respondido por:
9
Resposta:
F - V - F. Incorreto
Explicação:
brunaoliveirasantos2:
Resposta Correta: V - V - F.
respondido por:
19
c. V - V - F.
Não ocorre produção de toque em relação ao ponto C pela componente da força F. Além disso, também não há a existência de aceleração linear, visto que sua influência sofre cancelamento devido a uma força de ação-reação realizada pelo apoio (O).
Considerando que em um determinado instante a força F não apresente mais atuação, a barra irá passar a possuir um giro com velocidade do tipo angular e constante. De forma, que o período de rotação é diretamente proporcional à velocidade angular.
Em anexo acrescentei a imagem referente à questão.
Bons estudos!
Anexos:
corrigido pelo AVA
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás