Em consequência da baixa ingestão de água pelo organismo, pode-se prever
A
uma diminuição na pressão osmótica dos fluidos corpóreos.
B
que os osmorreceptores são acionados e o hipotálamo libera ADH (hormônio antidiurético), que age aumentando a permeabilidade das paredes dos túbulos renais.
C
uma baixa liberação de ADH pela hipófise e a não ocorrência de reabsorção de água.
D
um aumento da diurese.
Respostas
Olá, tudo bem?
A fraca ingestão de água faz com que o organismo entre em um estado de desidratação hipertônica. Esta condição estimulará os núcleos hipotalâmicos da sede, e, tais núcleos farão com que haja estimulação da liberação pela neurohipófise de ADH.
A ADH (Hormona anti-diurética) fará com que haja aumento da permeabilidade das paredes do túbulo renal, fazendo com que reabsorva-se a água.
Letra B.
Espero ter ajudado!
A baixa ingestão de água corrobora com o processo de liberação de ADH na corrente sanguínea, por conta da percepção destas alterações nos osmorreceptores (Alternativa B).
Como ocorre a atuação do ADH?
O ADH ou vasopressina é um hormônio que é ativado em momentos de baixa ingestão de água, que causam a sensação de "secura". Esta percepção ativa os osmorreceptores, os quais desencadeiam o aumento da permeabilidade das paredes dos túbulos renais, proporcionado uma maior absorção de água, para que a osmolaridade volte aos estados normais.
Mais sobre ADH: brainly.com.br/tarefa/23926782
#SPJ2