2) “ E se o cristianismo lutou tanto para impor-se e teve primeiro que ‘fertilizar’ tantas arenas com o sangue de seus mártires, a oposição à nossa e autêntica experiência religiosa não teve origem na religião e mitologias clássicas, de resto já agonizantes, alegorizadas e evemerizadas, mas na oposição tenaz das religiões dos mistérios, das soteriologias e dos diversos tipos de mitologias e religiões populares, que nem mesmo os decretos do Imperador Teodósio (346-395p.c), fechando e destruindo templos, conseguiram eliminar”. (Junito Brandão) Comente
Respostas
Resposta:
“ E se o cristianismo lutou tanto para impor-se e teve primeiro que ‘fertilizar’ tantas arenas com o sangue de seus mártires, a oposição à nossa e autêntica experiência religiosa não teve origem na religião e mitologias clássicas, de resto já agonizantes, alegorizadas e evemerizadas, mas na oposição tenaz das religiões dos mistérios, das soteriologias e dos diversos tipos de mitologias e religiões populares, que nem mesmo os decretos do Imperador Teodósio (346-395d.c), fechando e destruindo templos, conseguiram eliminar”. (Junito Brandão)
Bom, nas primeiras frases temos referencias diretas ao cristianismo que empunhava sua ideologia as outras religiões e perseguira seus mártires, isto é, indivíduos submetidos a torturas, ou mesmo à morte, por se recusarem de renunciar à fé cristã ou a qualquer de seus princípios.
Dessa forma, vêm as ultimas frases que levam a hegemonia da Igreja Católica que conseguiu extinguir todas as demais religiões e mitologias que perduravam na Europa desde a idade antiga.
Explicação:
Bom irmão, A Igreja Católica, isto é, a Apostólica Romana teve no ano 313, seu "nascer" pois os imperadores Constantino e Licínio, assinaram o Édito de Milão no qual se concedia aos cristãos a liberdade de culto e restituíam os bens à Igreja, que concedeu direitos e privilégios aos cristãos.
2) “ E se o cristianismo lutou tanto para impor-se e teve primeiro que ‘fertilizar’ tantas arenas com o sangue de seus mártires, a oposição à nossa e autêntica experiência religiosa não teve origem na religião e mitologias clássicas, de resto já agonizantes, alegorizadas e evemerizadas, mas na oposição tenaz das religiões dos mistérios, das soteriologias e dos diversos tipos de mitologias e religiões populares, que nem mesmo os decretos do Imperador Teodósio (346-395p.c), fechando e destruindo templos, conseguiram eliminar”. (Junito Brandão) Comente:
O CRISTIANISMO impôs a sua nova religião , através de uma oposição , às religiões , e às mitologias que estavam desaparecendo .
A propagação da autêntica fé cristã aconteceu através da morte de seus mártires nas arenas e na perseguição religiosa feita pelo imperador Teodósio que fechava e destruía seus templos .
E o CRISTÃOS não renunciavam sua FÉ.