Alguns pontos elencados na Política Nacional de Medicamentos não são de exclusividade das diretrizes brasileiras do Sistema Único de Saúde (SUS). A exemplo disso tem-se a lista de medicamentos essenciais e estratégicos da Organização Pan Americana de Saúde (OPAS) e da Organização Mundial da Saúde (OMS). A Relação Nacional de Medicamentos Essenciais (RENAME) é uma lista de medicamentos que deve atender às necessidades de saúde prioritárias da população brasileira. Trata-se de uma ferramenta norteadora para as ações de assistência farmacêutica no SUS. A relação de medicamentos essenciais é: Escolha uma:
Respostas
c. uma ação integrada no processo decisório da política de medicamentos da Organização Mundial da Saúde (OMS) para promover o acesso e o uso seguro e racional de medicamentos.
A Política Nacional de Medicamentos realizam o elencamento de pontos que não são somente das diretrizes brasileiras do Sistema Único de Saúde (SUS). Um exemplo consiste na lista de medicamentos essenciais e estratégicos referentes à Organização Pan Americana de Saúde (OPAS) e à Organização Mundial da Saúde (OMS).
A relação de medicamentos essenciais consiste em uma ação integrada no processo decisório da política de medicamentos da Organização Mundial da Saúde (OMS) visando a promoção do acesso e a utilização do seguro e racional de medicamentos.
Em anexo acrescentei o complemento da questão.
Bons estudos!
Resposta:
uma ação integrada no processo decisório da política de medicamentos da Organização Mundial da Saúde (OMS) para promover o acesso e o uso seguro e racional de medicamentos.
Explicação: