• Matéria: História
  • Autor: thuanycbinsfelpdj3ev
  • Perguntado 7 anos atrás

2 Reinado

1) A partir de 1830, o café muda o cenário econômico e social do Brasil. Qual a consequência da produção do café para o Brasil?


2) Qual região do Brasil em que ocorre a produção do café?


3) A economia Nacional também era movimentada por outras mercadorias. Quais essas mercadorias?


4) Quais as mudanças provocadas no Brasil com os lucros do café?


5) Por que os ingleses pressionam para o fim do tráfico de escravos?

Respostas

respondido por: meireoliveira63
1

Resposta:

1) O desenvolvimento da malha ferroviária, melhoramento de portos, configuração do comércio regional e proporcionando acúmulo de capitais. A mão-de-obra imigrante, com destaque para a presença italiana

2) No  estado de São Paulo.

3) O fumo era utilizado na troca de escravos, portanto, estava ligado ao tráfico negreiro. A partir do momento que a Inglaterra fez pressão para extinguirmos essa atividade, que não mais condizia com o sistema econômico, o fumo deixou de ser rentável, sendo colocado em segundo plano.

O algodão brasileiro sofria concorrência do algodão americano. O que comentar? O algodão dos Estados Unidos era muito superior ao nosso, mas isto não é o pior. Além de ter mais qualidade, era vendido também a um preço muito mais barato que o nosso, inviabilizando que adotássemos o algodão como elemento principal da nossa economia.

A cana-de-açúcar, em nosso período colonial, havia sim dado muitos lucros. Mas agora nosso açúcar disputava comercio com o açúcar das Antilhas e de Cuba. Além disso, o açucar de beterraba começava a concorrer com o nosso também, e claro, os Europeus gostavam mais deste do que o de cana.

Da pecuária aproveitávamos principalmente o couro. Mas como o gado na Argentina tem melhor qualidade por ser planície, perdíamos na disputa.

4) O crescimento econômico da região atraiu uma grande quantidade de imigrantes, em especial do Nordeste brasileiro. A população imigrante nem sempre conseguiu ser absorvida de forma equilibrada, provocando uma crise no sistema de habitação das cidades, que cresceram desordenadamente em direção às periferias dos grandes centros. Com as rendas do café, foi possível também urbanizar a cidade do Rio de Janeiro e São Paulo, bem como algumas cidades do interior paulista, como Campinas. O interior da província de São Paulo, na área conhecida à época como “Oeste Paulista”, foi o local de expansão da produção cafeeira após a decadência das lavouras do Vale do Paraíba. A existência da chamada “terra roxa”, muito fértil, garantiu o aumento da produção nessa região.

5) Certamente não apenas a pressão da opinião pública ou razões puramente humanitárias. Como o próprio Canning mencionava em seus despachos, havia importantes interesses econômicos. A proibição inglesa do tráfico de escravos para suas colônias nas Antilhas, produtoras de açúcar, ocasionou a diminuição da mão-de-obra e, conseqüentemente, o encarecimento do açúcar ali produzido. O açúcar do Brasil, beneficiado pela manutenção do tráfico e pelo uso da mão-de-obra escrava, obteria preços mais baixos no comércio internacional e as colônias inglesas seriam prejudicadas.


thuanycbinsfelpdj3ev: Obrigada!
Perguntas similares