Respostas
Resposta:
O pensamento lógico já se demonstrou ineficiente para criação de teorias científicas e para descrever a natureza. René Descartes, já afirmava que: ‘Matemática é uma ferramenta para se fazer ciência, mas não é uma ciência’.
Isso ocorre, pois palavras e números não existem na natureza, portanto não são ciência. Mas, a matemática já se mostrou ótima ferramenta para o estudo e formulação de teorias científicas. »
(…)
« A Matemática é essencial para muitas ciências. A função mais importante da Matemática na ciência é o papel que ela possui na expressão de modelos científicos. Medidas de coleta e observação, bem como hipotetizar e prever, geralmente requerem modelos matemáticos e um extensivo uso da Matemática. Os ramos matemáticos mais utilizados na ciência incluem o cálculo e a estatística, apesar de virtualmente cada ramo da Matemática ter aplicações, mesmo áreas “puras” tais como a teoria numérica e a topologia. A Matemática prevalece mais na Física, e menos em Química e algumas ciências sociais.
Alguns pensadores vêem os matemáticos como cientistas, considerando os experimentos físicos como não essenciais ou as provas matemáticas como equivalentes a experimentos. Outros não vêem a Matemática como ciência, já que ela não requer teste experimental de suas teorias e hipóteses. Em qualquer caso, o fato de que a Matemática é uma ferramenta útil na descrição do universo é uma questão da Filosofia da Matemática.
Richard Feynman disse ‘A Matemática não é real, mas se sente real. Onde é esse lugar?’, enquanto que a definição favorita de Bertrand Russell sobre a Matemática é ‘o assunto no qual nunca sabemos do que estamos falando nem se o que estamos dizendo está certo.’ »
Explicação: