"Todas as coisas e ideias surgem e morrem. Mas essa força destruidora é também a força motriz do processo histórico. A ideia central é a de que a morte é criadora, geradora. Todo ser contém em si mesmo o germe da sua ruína e, portanto, de sua superação". - A frase acima está, especificamente, relacionada:
Respostas
"Todas as coisas e ideias surgem e morrem. Mas essa força destruidora é também a força motriz do processo histórico. A ideia central é a de que a morte é criadora, geradora. Todo ser contém em si mesmo o germe da sua ruína e, portanto, de sua superação". está especificamente relacionada a razão histórica dialética em Hegel: todas as coisas e ideias morrem.
Hegel (1770-1831) propõe a filosofia do devir, ou seja, do ser como processo, como movimento, como vir-a-ser. Assim, o ser está em constante transformação a partir do princípio da contradição dinâmica do real, que chama de dialética.
Para Hegel, o processo histórico acontece nesta construção dramática e dialética, não na justaposição, mas na contradição, onde o velho é descartado para que o novo possa ocorrer.
Bons estudos!