O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) é o órgão responsável pela elaboração dos censos demográficos no Brasil. De acordo com o censo demográfico de 1960, os habitantes da zona urbana representavam 45% da população brasileira. Esse percentual subiu para 75% no censo de 1991 e para 84% no censo de 2010.
A instalação de indústrias nas cidades, aliada à mecanização do campo, trouxe para as áreas urbanas uma grande quantidade de pessoas despreparadas para as funções urbanas, levando ao surgimento de desempregados e subempregados.
Uma das heranças desse processo sobre o espaço urbano brasileiro é a
a) ocupação ordenada das periferias e subúrbios das cidades.
b) ausência de moradores de rua nas áreas centrais das cidades.
c) inexistência de terrenos vazios para a construção civil nas cidades.
d) expansão do número de cortiços, de favelas e de habitações precárias nas cidades.
e) regularização e incentivo à construção de moradias sob os viadutos das cidades.
Respostas
respondido por:
48
É correta a alternativa D.
A explosão demográfica nas cidades, feita sem controle e sem um projeto político-econômico adequado, fez com que a população, que vinha aos montes das zonas rurais, criasse áreas precárias para a habitação, tendo habitado em cortiços (prédios que ocupavam dezenas de famílias) e favelas, o que as deixava expostas à miséria e à violência.
Isto serviu para aumentar ainda mais a desigualdade brasileira, dificultar o acesso aos serviços públicos e aprofundar os problemas urbanos do Brasil.
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás