O número de processos por erro médico recebido pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ) mais que triplicou nos últimos seis anos. De 2002 até o fim do ano passado, o volume de ações passou de 120 para 398, segundo a Assessoria de Imprensa do tribunal. No total, tramitam no STJ atualmente 471 casos, a maioria questionando a responsabilidade exclusiva do médico e não das instituições. Mesmo com o aumento das denúncias por parte da população, a estatística ainda está muito aquém da realidade, na opinião de Lígia Bahia, médica e vice-presidente do Centro Brasileiro de Estudos de Saúde (Cebes), do Rio de Janeiro. "No Brasil há um sub-registro de erros médicos, a gente só vê a ponta do iceberg, não temos dimensão do iceberg inteiro". (Fonte)
Respostas
respondido por:
1
Os números acima mostrados pelo Supremo Tribunal Federal em relação aos erros médicos mostram, estatiscamente, ainda o grande despreparo dos profissionais da área da saúde.
Por conta disso, é preciso que os processos de recrutamento e seleção sejam mais exigentes, tanto a nível intelectual quanto psicológico, a fim de que o atendimento seja o mais qualificado possível a população, de uma forma geral.
respondido por:
0
Resposta:
Das alternativas:
1- Descritivo
2- Normativo
3- Protetor
a resposta correta é a numero 3- Protetor.
Explicação:
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás