Qual é o papel do Projeto Político Pedagógico no espaço escolar?
- Quais são os caminhos e os desafios para a implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) na escola?
Respostas
Resposta:
Resposta 1: O PPP não é composto apenas por ideias e propostas. Para que ele de fato funcione, deve conter planos de ação, isto é, as estratégias que serão implantadas para atingir os objetivos. Devem ser elencadas as ações a serem desenvolvidas, os setores responsáveis pela execução das tarefas e os recursos necessários para isso.
Resposta 2: O maior desafio é colocar em prática as competências gerais da BNCC que incluem, entre outros itens: valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre os mundos físicos, social e cultural para entender e explicar a realidade; exercitar a curiosidade intelectual; desenvolver o senso estético para valorizar e participar de diversas manifestações artísticas e culturais; utilizar tecnologias digitais de comunicação e informação de forma crítica; valorizar a diversidade de saberes e vivências culturais; exercitar a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos e a cooperação. Será que o ministro da educação conhece a realidade das nossas escolas públicas? Nossas escolas públicas têm um laboratório de informática com notebooks ou computadores funcionando? Impressoras com tonner e papel? Têm internet ? Serão oferecidos pelo MEC cursos de capacitação para os professores? A BNCC é excelente mas em que condições se encontram nossas escolas públicas?
Resposta:
1. A criação do Projeto Político Pedagógico (PPP) deve partir de uma pequena pergunta: Qual a função e o porquê deste espaço educativo existir? Elabora-lo é estar criando um guia, um norte, para que a escola como um todo – professores, alunos, pais, gestores e funcionários – consiga transformar a sua realidade e das pessoas que as cercam. Na prática em si, ele mostra quais os objetivos da instituição e o que a unidade escolar, vai fazer pra alcançá-los, considerando todos os aspectos, tais como: proposta curricular, diretrizes sobre a formação dos docentes e diretrizes para a gestão administrativa.
2. A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento que regulamenta quais são as aprendizagens essenciais a serem trabalhadas nas escolas brasileiras públicas e particulares de Ensino Infantil, Fundamental e Médio para garantir o direito à aprendizagem e o desenvolvimento pleno de todos os estudantes. Ela não é um currículo, mas sim um orientador, cabendo a cada estado e seus municípios elaborarem seus currículos a partir dos princípios e aprendizagens definidos por ela e também do Regime de Colaboração entre cidades e estados.
Explicação: