Observe o excerto a seguir:
"Um arquifonema expressa a perda do contraste fonêmico, o que implica dizer que em determinado contexto fonológico há uma neutralização de um ou mais fonemas."
Silva, Thais Cristófaro (2006). Fonética e Fonologia: Perspectivas Complementares. Revista de Estudos da Linguagem, Vitória da Conquista - BA, v. 3, p. 25-40.
No português, os arquifonemas são:
Alternativas:
a)
/ N, R, S, L /
b)
/ N, R, T, D /
c)
/ B, P, S, L /
d)
/ X, Z, B, P /
e)
/ A, V, I, Z /
Me ajudem !!!
Respostas
A alternativa correta é a letra A.
S - Em posição final de sílaba, o contraste fonêmico dos fonemas /s,z, ʃ, ʒ/ desaparece, ou seja, pode correr sem causar prejuízo de significado, como na palavra "mês".
R - A perda de contraste fonêmico entre o “R forte” e “r fraco”é neutralizada no português também em posição de final de sílaba, como na palavra "mar".
L - O fonema /l/ tem duas possibilidades de realização fonética em posição final de sílaba: pode ocorrer como uma lateral alveolar (ou dental) velarizada, ou pode ser vocalizada (como na maioria dos dialetos do português brasileiro).
N - Ocorre em sílabas travadas seguidas do R , onde quem ocorre é o “R forte”, e é esta variedade do “r” que ocorre seguindo vogais nasais, como na palavra "genro".
Espero ter ajudado, bons estudos.
Resposta:
a
Explicação
N R S L