Respostas
A invisibilidade social é um fator muito marcante na sociedade contemporânea, apresentando raízes em aspectos sociais e econômicos. Sua persistência, porém, não pode ser vista como algo "normal", sendo necessário o desenvolvimento de uma reeducação social, garantindo que certas profissões e indivíduos sejam tratados de modo digno e respeitoso.
Em primeiro lugar, é preciso entender que a invisibilidade social está diretamente relacionada ao papel econômico que um grupo ou indivíduo exerce na sociedade. No seu estudo sobre o materialismo histórico, o sociólogo Karl Marx desenvolve o conceito de determinismo econômico, no qual se verifica que as relações sociais são influenciadas pelas relações de produção. Logo, é possível afirmar que se um indivíduo, aos olhos da sociedade, não exerce uma função produtiva concreta ou tem uma profissão considerada indigna, ele será discriminado social e moralmente.
Além do aspecto socioeconômico, é necessário que as pessoas atentem-se para a problemática moral inserida no contexto da invisibilidade social. A partir do momento em que certos indivíduos não são mais notados pela sociedade, ocorre o processo de "coisificação" humana, em que estes nada mais são do que uma "peça" que faz parte da composição do cenário urbano. Deste modo, conclui-se que este mecanismo psicossocial, além de excluir a importância econômica e ambiental de um ser, como a de um gari por exemplo, destitui deste toda sua dignidade humana.
Portanto, visando uma sociedade na qual todos sejam respeitados, independente de questões produtivas e sociais, mudanças são necessárias. Os sistemas de ensino público e privado, básico e superior, devem exercer atividades extraclasse sobre a temática da invisibilidade social, demonstrando suas problemáticas e como os próprios alunos, de modo implícito, auxiliam sua "normalidade". Essas atividades devem ser ministradas pelos próprios indivíduos "invisíveis" socialmente, permitindo um contato mais direto entre estas pessoas e os alunos. Deste modo, as pessoas vão entender que todos têm sua importância e que merecem ser tratados com respeito, possibilitando o desenvolvimento de uma sociedade mais digna e uma humanidade sem tampões nos olhos.
Explicação:
ou pode ser esse texto
Vive-se um período, no qual distintas classes sociais são de alguma forma, identificados; seja por estilos musicais, grau de escolaridade ou até mesmo ambientes frequentados. Essas mudanças na sociedade brasileira decorrem, em muitos casos, por falta de investimentos públicos destinados as classes menos favorecidas, esses uma vez atendidos diminuiriam as discriminações predominantes no país.
No Brasil, a sociedade presencia diariamente situações de desconforto com pessoas de baixa classe social. As redes nacionais, por exemplo, não param de noticiar ocorrências antidemocráticas. Isso permite entender o rumo que o país está tomando, uma vez se medidas cabíveis não serem tomadas, a situação tende a piorar.
Os investimentos públicos vêm levando a sociedade a um estado de revolta, pois altos investimentos com dinheiro público foram destinados às grandes construções e reformas de estádios de futebol, hidrelétricas, como a de Belo Monte. Esses investimentos que a principio visa um bem estar comum, não ocorre da mesma forma quando, como exemplo, nos jogos em estádios, onde melhores assentos são destinados às pessoas de classe alta.
A educação e a saúde do povo brasileiro são assuntos comumente questionados no país. Na contemporaneidade presenciam-se absurdas fileiras em hospitais públicos; as escolas e colégios, principalmente em estados como Rio de Janeiro, estão cada vez mais lotados e, em alguns casos, com falta de professores. Isso pode significar cada vez mais um país sem desenvolvimento, visto que deixa a desejar em assuntos essências ao crescimento do mesmo.
Dessa forma, as manifestações pacíficas, através do povo brasileiro, seria uma forma de transmitir em cartazes, redes sociais e outros meios o descontentamento da sociedade com as mudanças que vem ocorrendo ao longo dos anos.
você escolhe