Sarampo: mais de 16 milhões de doses da vacina tríplice viral foram enviadas para todo o país
O Ministério da Saúde, neste ano, já enviou para os estados brasileiros mais de 16 milhões de doses da vacina tríplice viral, que protege contra sarampo, caxumba e rubéola. Esse quantitativo é para atender a vacinação de rotina, conforme previsto no Calendário Nacional de Vacinação, em todos os estados do país, e para intensificar a vacinação de crianças de seis meses a menores de um ano de idade que residem ou estão em deslocamento para municípios que, neste momento, apresentam surto ativo da doença, ou seja, com crescimento do número de casos confirmados da doença nos últimos 90 dias.
A Tríplice Viral é a principal forma de prevenção do sarampo. Sua ação consiste em
a) atenuar os sintomas da doença.
b) promover a imunidade ativa.
c) fortalecer a imunidade inata.
e) introduzir anticorpos passivamente.
e) produzir linfócitos T e B.
Disponível em:
Ministério da Saúde. Acesso em: 22 set.2019 (adaptado).
#[Simulado ENEM 2019 - Brainly]
Respostas
A resposta correta é alternativa B,
Pois a vacina consiste na introdução do antígeno atenuado no organismo, estimulando o sistema imunológico a produzir anticorpos específicos contra o agente.
Após esta exposição, o sistema imunológico estará preparado para combater futuras infecções com aquele agente específico, uma vez que suas células possuem mecanismo de memória.
Esse tipo de imunização é chamado de ativa, pois o próprio indivíduo produz seus anticorpos.
A vacina não atenua sintomas da doença, pois as manifestações infecciosas indicam que o sistema imunológico reconhece o antígeno e produz uma série de reações para combatê-lo.
A imunidade inata configura-se na defesa inicial do organismo contra os agentes infecciosos, e está sempre presente nos indivíduos saudáveis, essas são as barreiras epiteliais, células e antibióticos naturais.
As respostas imunológicas causadas pela imunidade inata ativam a imunidade adquirida, que pode ser alcançada pela vacinação, porém “fortalecimento” não é um termo adequado para se referir a essa interação.
Os anticorpos são proteínas que se ligam aos antígenos para evitar ou minimizar os efeitos de sua presença no organismo.
A introdução de anticorpos em um organismo é um tipo de imunização chamada passiva, pois o indivíduo não produz o anticorpo.
Os linfócitos T e B são células que participam da resposta imune combatendo o antígenos. Elas estão presentes no sangue e classificam-se como glóbulos brancos.
Estas células são recrutadas quando há contato do organismo com o antígeno, o que ocorre durante a aplicação da vacina, porém dizer que a vacinação produz linfócitos T e B é um equívoco.
Quer saber mais sobre este assunto? Confira estas perguntas:
https://brainly.com.br/tarefa/22163208
https://brainly.com.br/tarefa/13236600
https://brainly.com.br/tarefa/13269745
https://brainly.com.br/tarefa/18799
A alternativa B) é a correta.
As vacinas estimulam a produção ativa de anticorpos.
As vacinas e os soros são formas artificiais de se adquirir imunidade contra agentes infectantes. Dependendo do que será aplicado, a vacina pode durar para a vida toda, ou só por um determinado período de tempo.
Porém, nem todas as doenças possuem vacinas ou soros eficazes, por exemplo, as neoplasias, vírus, bactérias e fungos imunossupressores e doenças com alto potencial de mutação, como algumas cepas da influenza.