Respostas
Resposta:
Infância e juventude :
Nelson Mandela (1918-2013) nasceu em Mvezo, África do Sul, no dia 18 de julho de 1918. Filho em uma família de nobreza tribal, da etnia Xhosa, recebeu o nome de Rolihiahia Dalibhunga Mandela. Em 1925 ingressou na escola primária, onde recebeu da professora o nome de Nelson, em homenagem ao Almirante Horatio Nelson, seguindo um costume de dar nomes ingleses a todas as crianças que frequentavam a escola.
Com nove anos de idade, após a morte do seu pai, Mandela foi levado para a vila real, onde ficou aos cuidados do regente do povo Tambu. Ao terminar sua formação elementar, Entrou na escola preparatória, Clarkebury Boarding Institute, um colégio exclusivo para negros, onde estudou a cultura ocidental. Em seguida, ingressou no Colégio Healdtown, onde era interno.
Em 1939, Mandela ingressou no curso de Direito, na Universidade de Fort Hare, a primeira Universidade da África do Sul a ministrar cursos para negros. Por se envolver em protestos, junto com o movimento estudantil, contra a falta de democracia racial na instituição, foi obrigado a abandonar o curso. Mudou-se para Joanesburgo, onde se deparou com o regime de terror imposto à maioria negra. Em 1943, concluiu o bacharelado em Artes pela Universidade da África do Sul. Continuou os estudos de Direito, por correspondência, na universidade de Fort Hare. (Mais tarde receberia o título de "Doutor Honoris Causa", na tentativa de compensar a sua expulsão).
Nelson Mandela era advogado, uma formação acadêmica que o permitiu lutar pelos direitos humanos com assertividade, já que ele entendia a lei e por ela se baseava para solicitar respeito e liberdade para o povo negro segregado na África do Sul durante o Apartheid, algo além de desrespeitoso, contraditório em um país de maioria negra.
A formação acadêmica de Nelson Mandela
Ao ter o direito como formação acadêmica, o líder Nelson Mandela despertava para as injustiças cometidas pelas autoridades sul-africanas que agiam de maneira autoritária para evitar o relacionamento entre brancos e negros e a possível contaminação do primeiro grupo considerado superior, ou seja, ser advogado propiciou a Nelson Mandela o conhecimento necessário para lutar por seu povo.
Aprenda mais sobre a formação acadêmica de Nelson Mandela: brainly.com.br/tarefa/5558615
#SPJ6