• Matéria: História
  • Autor: eduardasabrina
  • Perguntado 7 anos atrás

faça um texto sobre a formação da classe trabalhadora na Europa

POR FAVOR ME AJUDEM PRECISO PRA HOJEEE

Respostas

respondido por: alexdraptorgm
0

Resposta:

Aqui esta um exemplo para você criar seu texto sobre a classe operaria.

Explicação:

                                          O significado do trabalho

O trabalho adquiriu características e significados diferentes com o passar do tempo. Adão foi submetido ao trabalho como uma forma de castigo por ter sido expulso do Paraíso.Na Grécia Antiga,  o trabalho era deixado aos escravos, ao passo que apenas os homens ociosos eram vistos  como plenamente aptos para exercer sua cidadania. Hoje, ele é visto como um meio para o enriquecimento. Nas sociedades modernas, o trabalho enobrece, traz fortuna e dignidade – o desemprego e o ócio, em contrapartida, adquiriram conotação perjorativa.

 

Podemos achar as raízes da mudança de paradigma do trabalho na Reforma Protestante, principalmente no Calvinismo, posto que, a partir dessas proposições religiosas, enriquecer passou a ser o sinal da predestinação, e o trabalho, o melhor caminho para tal empreitada.  

Do Campo à Cidade

A Revolução Industrial ocasionou muitas transformações no mundo do trabalho. Na Inglaterra, berço da revolução, as modificações começaram a partir do século XVII. Houve mudanças na política de cercamento, modificando a forma de distribuição de terras – isso favoreceu a concentração de terra na mão dos ricos, que passaram a expulsar os camponeses.

Do Ludismo aos Sindicatos

A mentalidade dos burgueses daquela época era a exploração máxima da classe trabalhadora (proletariado) para manter o lucro e o alto enriquecimento. Os trabalhadores, à mercê dessa nova ordem, lutavam por melhorias de vida, mas, como vimos, estavam submetidos a péssimas condições de trabalho, marcadas por salários extremamente baixos, ambientes insalubres, jornadas de trabalho absurdas, entre outros fatores que impediam qualquer tentativa de ascensão. Consequentemente, os trabalhadores realizavam seus serviços pela própria subsistência e tiveram de aprender a trabalhar de forma regular e constante. O operário, materialmente, tinha uma vida melhor que a do camponês, mas as desigualdades sociais passaram a ser mais visíveis com a riqueza concentrada nas mãos de poucos, enquanto a maior parte da população se via em condições de explorados.

Olha espero ter ajudado com seu texto :) .

Perguntas similares