Respostas
Resposta:
Sim, em minha visão a democracia direta é viável, apesar de achar que a democracia representativa tem sido efetiva em nosso país, acredito que a iniciativa popular funcionária melhor, pois vivemos em um momento de grande rivalidade política, o que por vezes acaba levando a tona somente as questões dos poderosos, deixando de lado questões da camada mais popular.
Posso usar como exemplo a Lei 11.124/2005: Fundo Nacional de Habitação de Interesse Social que foi elaborada pela iniciativa popular.
"Com essa lei, foi criado um sistema de acesso da população de menor renda à terra urbanizada, procurando trazer uma resposta ao déficit habitacional do país (faltam hoje cerca de 7 milhões de moradias). Para isso, foi instituído um fundo, que pode ser acessado pelos três níveis de governo (federal, estadual e municipal)."
Acredito que plebiscitos funcionariam bem para o Brasil, questões importantes como a liberação do aborto, discriminação das drogas e desarmamento, são exemplos em que a democracia direta funcionaria melhor do que a representativa.
Explicação: