As indagações acerca das condições de existência dos seres humanos começaram a adquirir consistência científica no mundo moderno. Tais indagações são a porção mais fascinante ou importante do objeto da sociologia, que se propõe a observar e a explicar os fenômenos sociais. Acerca da formalização do estudo dos fenômenos sociais na disciplina sociologia, assinale a opção correta.
Há estreita vinculação entre a psicologia e a sociologia, pois os estados de consciência individual e coletiva têm a mesma natureza.
No plano puramente intelectual, os modos de conceber e de explicar o mundo dos cientistas sociais aliam-se à concepção religiosa para formar as bases objetivas do pensamento sociológico.
A explicação sociológica deve seguir os padrões de pensamento dominantes na sociedade estudada.
A explicação sociológica exige um estado de espírito que permita entender que a vida em sociedade está submetida a uma ordem decorrente de condições, fatores e produtos da vida social.
Todos os sociólogos estão de acordo cm a ideia de que é necessário mudar, além da natureza humana, também a sociedade em que vivem.
Respostas
A afirmativa correta é a que fala: "A explicação sociológica exige um estado de espírito que permita entender que a vida em sociedade está submetida a uma ordem decorrente de condições, fatores e produtos da vida social."
O pensamento sociológico está intimamente ligado a psicologia e a percepção de que a sociedade está submetida aos fatores condições e produtos da vida social, como a cultura.
Existem sociólogos que acreditam que é necessário mudar a natureza humana, e outro que não acreditam nisso.
As indagações acerca das condições de existência dos seres humanos começaram a adquirir consistência científica no mundo moderno.
Resposta:
A explicação sociológica exige um estado de espírito que permita entender que a vida em sociedade está submetida a uma ordem decorrente de condições, fatores e produtos da vida social.
Explicação: