Respostas
Resposta:
Explicação:
O Estado Novo de Vargas consiste no golpe para se perpetuar no poder, houve o primeiro golpe para ele acessar o governo este se torna o segundo.
Em 1935 1 ano após a constituição democrática onde pela primeira vez na história do país, as Mulheres tiveram direito ao voto, aconteceu a chamada intentona comunista que se resume em um golpe armado para implantar o comunismo, mas como o nome já diz foi um fracasso.
Nesta o Vargas usou o pretexto de que os Comunista da URSS estavam planejando dominar o Brasil, e mostra o famoso Plano Cohen em 1937 que consistia em um beit, mentira, que havia um Comunista espião na base do governo, vendo os pontos fracos do Brasil e passando informações para o exercito da URSS para uma futura invasão.
Com isso o povo ficou atônito e desesperado, assim sendo, e em 10 de Novembro Vargas suspende as eleições, suspende a constituição, implanta estado de sítio e cria uma nova constituição onde nesta não havia tempo para o presidente ficar no poder.
Assim gerando o Estado Novo e neste estado novo Vargas iria batalhar pelos pobres, ele era considerado o Intermediador dos trabalhadores x patrão. Foi considerado nesta época o "Pai dos Pobres", também pelas mãos dele já havia sido aprovada a carga horário de 8 horas diárias e 44 semanais e o trabalhador era com ele.
O trabalho foi tão bem posto pelo seu governo, que muitos dizem que Vargas criou o trabalhismo, e nas campanhas via-se cartazes escrito: "O trabalhador também tem parte no Estado Novo" - "O trabalho enobrece o homem".
Vargas era um Nacionalista e fazia de tudo para o Estado intervir na economia, ele acreditava em um Brasil auto-produtor de todas as necessidades não precisando importar nada, trocando a importação estimulando a produção interna, principalmente de matéria prima.
Em pleno Estado novo aconteceu a 2º Guerra mundial, onde Vargas ficou ao lado dos aliados (USA, URSS, INGLATERRA E FRANÇA), e após a vitória dos aliados ele foi cobrado pois ele era um ditador lutando pela liberdade, assim causando a ruína do seu presidencialismo sendo ele deposto pelo seu próprio exercito.
Voltaria ele em 1950, onde após 4 anos se mataria.. isto é outra história.
Espero ter ajudado. abraço.
Estado Novo, ou Terceira República Brasileira, foi o regime político brasileiro instaurado por Getúlio Vargas em 10 de novembro de 1937, que vigorou até 31 de janeiro de 1946. Era caracterizado pela centralização do poder, nacionalismo, anticomunismo e por seu autoritarismo.