Perrenoud (2000, p. 126) afirma que: “as novas tecnologias da informação e da comunicação transformaram espetacularmente não só nossas maneiras de comunicar, mas também de trabalhar, de decidir, de pensar”. Diariamente, surgem artefatos tecnológicos que passam rapidamente das prateleiras das lojas para a vida cotidiana da população. A chamada expansão tecnológica também está alterando significativamente as formas de comunicação e relacionamento, pois a sociedade contemporânea está descobrindo, a cada dia, como o uso de recursos tecnológicos – juntamente com as novas formas de trânsito de informação – tem possibilitado a transformação pessoal na percepção do mundo, nos valores e nas formas de ação que dela decorrem. Considerando o professor e o aluno inseridos em um processo educacional mediado pelas tecnologias, para que a sala de aula se torne um espaço de aprendizagens significativas, é necessário que os dois atores, professor e aluno, estejam presentes e atuantes, desencadeando o processo de ensino e aprendizagem. Nesse sentido, escreva um texto explicando quais são os maiores desafios da escola no contexto atual de inovações tecnológicas.

Respostas

respondido por: lhdeoliveirap5hj6c
2

Resposta:

R:A

Os tempos mudaram e, com isso, as exigências educacionais também. A escola de hoje não é nem deve ser a mesma de alguns anos atrás, mas, para tal, é preciso enfrentar alguns desafios. Dentre eles velhas práticas, as ferramentas ultrapassadas e as metodologias retrógradas já não são suficientes para suprir as necessidades do atual cenário educacional brasileiro. É preciso considerar que as informações se tornaram mais rápidas e acessíveis, que os estudantes estão cada vez mais autônomos e conectados que e as novas tecnologias e mídias sociais estão revolucionando a forma de ensinar e aprender. Tudo isso requer uma escola com um perfil contemporâneo de aprendizado, que ajude o aluno a vencer todos os desafios que a sociedade impõe. Nesse contexto, deve-se ressaltar a importância da formação continuada, com a finalidade de manter a equipe escolar sempre atualizada, inovando e aprimorando as práticas pedagógicas.

R:B

Com o surgimento de novas tecnologias, novos conceitos e novas experiências, a formação continuada nada mais é do que uma formação complementar. A atualização do conhecimento  do professor(a)torna necessário para que possam desempenhar melhor suas competências diante das mudanças sofridas pela inovação tecnológica.  Para superar as barreiras impostas, seus conhecimentos, habilidades e competências devem seguir as mudanças deste cenário de novas demandas. O conceito de formação continuada entrou em vigor em 1996, quando foi implementada a lei de Diretrizes e Bases da Educação. Esta lei visa valorizar e orientar a formação do profissional da educação. A formação continuada é considerada um direito para os profissionais que lecionam em qualquer estabelecimento de ensino. De maneira que é extremamente importante para o professor, quanto para o aluno estar pronto para atuar no mercado de trabalho.

Explicação:

Perguntas similares
8 anos atrás