• Matéria: Pedagogia
  • Autor: netohoffman
  • Perguntado 7 anos atrás

Método não é algo abstrato. Método é ato vivo, concreto, que se revela nas nossas ações, na nossa organização e no desenvolvimento do trabalho de pesquisa, na maneira como olhamos as coisas do mundo […]. O método nasce do embate de ideias, perspectivas, teorias, com a prática. Ele não é somente um conjunto de regras que ditam um caminho. É também um conjunto de crenças, valores e atitudes. Há que se considerar o aspecto interiorizado do método, seu lado intersubjetivo, e, até em parte personalizado pelas mediações do investigador. Ou seja, o método, para além da lógica, é vivência do próprio pesquisador com o pesquisado. Não é externo, independente de quem lhe dá existência no ato de praticá-lo […]. O método de trabalho precisa ser vivenciado em toda a sua extensão, pela experiência continuada, pelas trocas, pelos tropeços, pelas críticas, pela sua integração mediada pelo próprio modo de ser do pesquisador enquanto pessoa […]. Sem as condições referidas acima, falta aquele toque que traz a marca de quem cria, e cria porque integra subjetivamente e criticamente o que uma tradição em certa área de investigação produziu historicamente.

Considerando as informações apresentadas, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

I. A neutralidade da/na produção científica pode ser questionada, na medida em que o pesquisador produz e participa do estudo por meio das decisões tomadas ao longo do processo, métodos desenvolvidos, interpretações elaboradas, além de sua intencionalidade na proposta e formas de realização.

PORQUE

II. A base teórico-metodológica, elemento essencial no estudo, fornecerá ao pesquisador olhares possíveis aos caminhos trilhados, recursos para coleta e análise de dados, e subsidiará o pesquisador quanto à fundamentação das reflexões elaboradas.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta
Grupo de respostas da pergunta

As asserções I e II são proposições falsas.

As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a asserção II é uma justificativa correta da asserção I.

A asserção I é uma proposição falsa, e a asserção II é uma proposição verdadeira.

As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a asserção II não é uma justificativa correta da asserção I.

A asserção I é uma proposição verdadeira, e a asserção II é uma proposição falsa.


fernandacavalcante54: Qual a resposta dessa questão, por favor
netohoffman: Fernanda também não sei o certo ainda mas se souber te passo.
brunoluzoficial: As asserções I e II são proposições falsas.
jessicadandrade: As asserções I e II são proposições falsas

Respostas

respondido por: LarissaMoura3
17

As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a asserção II não é uma justificativa correta da asserção I.

Para a adequada produção científica é de fundamental importância que a mesma apresente neutralidade, visto que a produção feita pelo pesquisador, assim como suas decisões e os métodos utilizados devem ser imparciais.

Um importante elemento no estudo científico consiste na base teórico-metodológica, que oferece ao pesquisador ferramentas para a correta coleta e análise dos dados levantados, além de auxílio na fundamentação das ideias.

Bons estudos!


brunoluzoficial: As asserções I e II são proposições falsas.
Perguntas similares