Respostas
Resposta:
Onde e Quando? A Revolução Praieira, também denominada como Insurreição Praieira, Revolta Praieira ou simplesmente Praieira, foi um movimento de caráter liberal e federalista que eclodiu na província de Pernambuco, no Brasil, entre 1848 e 1850.
Motivos e Envolvidos: Liderada pelo liberal Pedro Ivo Veloso da Silveira, os “praieiros”, nome como ficaram conhecidos os revolucionários, lutavam pelo fim da autarquia conservadora das famílias Cavalcanti e Regos Barros, além do término do monopólio comercial português. A expressão “praieira” que dá nome à revolução, faz menção à Rua da Praia, lugar onde ficava a sede do jornal “Diário Novo”, principal meio de comunicação dos grupos liberais. Fortemente inspirada nos ideais da Revolução Francesa, a revolta ilustrava o embate político entre liberais e conservadores.
Objetivos, como terminou e resumo sobre:
Em fins do Segundo Reinado, a população de Recife se encontrava insatisfeita com o aumento da desigualdade social, o controle do monopólio político e comercial (Portugal), dentre outros problemas.
Assim, quando foi eleito governador da Província de Pernambuco, em 1845, pelo partido conservador, Antônio Chinchorro da Gama despertou grande insatisfação na população, sobretudo dos liberais que ocuparam o poder no período anterior de 1844 a 1848.A partir disso, com o apoio dos federalistas, socialistas, republicanos e os setores populares, os liberais almejavam, primeiramente, destituir Chinchorro do cargo.
Ao lado de Pedro Ivo, líder militar da revolta, estavam Borges da Fonseca, com quem escreveu o “Manifesto ao Mundo”, e o deputado Joaquim Nunes Machado, influenciados pelo socialismo utópico, do qual destacam-se os pensadores: Pierre-Joseph Proudhon, Robert Owen e Charles Fourier.
O "Manifesto ao Mundo" foi publicado em 1849 e trazia as reivindicações do grupo liberal, a saber:
Voto livre e universal
Liberdade de Imprensa
O trabalho como garantia de vida para os cidadãos
O comércio a retalho só para os cidadãos Brasileiros
Harmonia e efetiva independência dos poderes políticos
A extinção do Poder Moderador
Nova organização Federalista
Reforma do poder judicial, assegurando os direitos individuais dos cidadãos
Extinção da cobrança de juros
Extinção do atual sistema de recrutamento militar
Expulsão dos portugueses
A revolta praieira, se espalhou pelo Estado de Pernambuco, tendo como palco de confrontos, as cidades de Olinda e Recife, donde durante dois anos houve diversos focos de combates, no entanto, os liberais foram reprimidos pelo governo, em 1850, mais precisamente pelo capitão Antônio de Sampaio, patrono da Infantaria.
Explicação: